Business -

Veja lista de produtos para Páscoa; ovos sobem 2%

3 de Março de 2020

Período é o 2° melhor em faturamento e tem aumento na procura de vinho, pescado e ovo

A Associação Paulista de Supermercados (APAS) acredita que o preço dos ovos de Páscoa deverá girar em torno de +2% com relação a 2019. “Apesar do preço do preço do cacau e açúcar se manter estável nos últimos 12 meses, a alta recente do dólar contrabalanceia o preço para o consumidor como corantes e leite”, explica o economista da APAS, Thiago Berka. Vale lembrar que o valor dos ovos nos mercados não é tabelado, portanto, a APAS aconselha sempre o consumidor pesquisar antes de comprar.

A Páscoa é a segunda melhor data do varejo alimentar no Brasil depois apenas do Natal. Na análise de quanto os meses de março e abril faturaram, em 2019, houve crescimento de +5,1%, mais que a média anual, enquanto o Natal representou 23%.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), 76% das vendas de ovos devem acontecer nos supermercados, que enfrentam competição com lojas especializadas e produções de microempreendedor individual (MEI). Esse é um dos motivos que fez os supermercadistas diminuírem a área destinada para os produtos sazonais desde 2015. Berka explica que a produção de ovos teve uma forte redução de 80 milhões para 36 milhões e isso obrigou as lojas a tomarem uma série de decisões. Entre elas:

·Diminuição do estoque adquirido de chocolate;

·Diminuição dos ovos acima de 750g e 1kg, que têm menor giro;

·Maior estoque de ovos menores, de até 170 gramas;

·Apostar em ovos infantis que tenham maior valor agregado, como brindes e brinquedos;

·Melhor uso de ilhas de produtos com sortimento misturado, para gerar compras de impulso ou combinadas (café, vinhos, etc);

·Dar destaque para barras mais gourmets e caixas de chocolate;

OUTROS PRODUTOS

Na Quaresma (período em que católicos não consomem carne vermelha) a previsão do aumento de ovo é entre +6% e +8%, item que nos últimos 12 meses registrou +27,32% no preço. Outro item muito consumido neste período são os peixes. A expectativa de crescimento está estimada entre +2% e +4%. Já o aumento dos pescados deve ficar dentro da média histórica para o período. Desde 2012 o preço dos peixes, em geral, sobe +2,46% na Semana Santa; para este ano, a APAS acredita que o aumento deve ficar entre +2,1% e +2,5%. “Alguns pescados devem ter a inflação abaixo da prevista, como é o caso do bacalhau, que terá o preço do quilo variando entre R$69 e R$119 dependendo do tipo (dessalgado, tiras, postas, filé e sem espinhas) previsto aumento entre +0,5% a +1%”, destaca Berka.

Fonte: APAS/FIPE – Preços apenas de supermercados SP
 

Para o setor de vinhos a Páscoa é a terceira melhor época do ano, representando 20% das vendas (ajudados pela proximidade com o inverno). Porém, nos últimos 12 meses, o preço das bebidas registrou +5,8% de inflação. Para o período, a estimativa é de aumento de preço entre +1,1% e +1,8%. Os motivos? O dólar alto que encarece insumos para produção e a demanda, segundo o site EuroMonitor, o Brasil aumentou de 22 para 30 milhões de brasileiros que tomam vinho e o consumo chegou a dois litros por habitante/ano.

Sobre a APAS – a Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem aproximadamente 1.500 associados, que somam cerca de 4.000 lojas.

Comentários
Assista ao vídeo