Viver - Esporte

Clezar conquista segundo challenger e sobe 40 posições no ranking ATP; Tenista apoiado CBT/Correios

23 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tenista gaúcho Guilherme Clezar, atleta apoiado CBT/Correios, alcançou nesta segunda-feira o seu melhor ranking da carreira na ATP, saltando 40 posições para ser o 176º do mundo depois do segundo título de Challenger conquistado em Campinas, no interior de São Paulo.

Clezar fez uma grande campanha em Campinas e derrotou cinco tenistas argentinos no torneio. De todos os seus adversários no torneio, apenas um não tinha ranking melhor que o jovem brasileiro, que não perdeu nenhum set em toda a semana.

"Ganhar de argentino sempre tem um gosto especial. Há aquele mito que os argentinos são melhores, têm mais vontade. Este título é bom para o pessoal ver que o tenista brasileiro é capaz, tem condições de chegar e vencer", afirmou Clezar no domingo após conquistar o título. "Sempre que entro num torneio desses eu entro para ganhar. Tenho sempre que acreditar", completou.

O jovem pupilo do técnico João Zwetsch, capitão do Time Correios Brasil na Copa Davis, derrotou os argentinos Guido Andreozzi (167º do mundo), Guillermo Duran (502º), Guido Pella (100º), primeiro top 100 vencido por Clezar, além de Maximo Gonzalez (187º) e Facundo Bagnis (160º), que vinha de nove vitórias seguidas e um título em Cali.

Entre os atletas de até 21 anos no ranking da ATP, Guilherme Clezar é o décimo melhor posicionado, se colocando entre os melhores atletas da sua geração no tênis mundial.

Depois de ter conquistado seu segundo challenger – o primeiro havia sido no ano passado em Rio Quente –, Clezar revelou que sua meta para os últimos meses da temporada é alcançar o top 150, o que significaria subir pelo menos mais 26 posições.

"Tracei uma meta com o meu treinador (João Zwetsch) de terminar o ano entre os 150 do mundo. Ainda tenho 50 pontos para defender, mas espero somar 80 até o final do ano para conseguir alcançar meu objetivo", explicou Clezar.

Guilherme Clezar joga esta semana o Challenger de Porto Alegre, em que enfrenta logo na primeira rodada o argentino Facundo Bagnis, seu adversário na final de Campinas.

Até o final do ano ele ainda pode somar pontos no Challenger de US$ 25.000+H de São Paulo (30/9 a 6/10) e no Challenger de US$ 50.000+H de São José do Rio Preto (7 a 13/10), além de outros torneios que acontecem na América do Sul em Buenos Aires (21 a 27/10), Montevidéu (28/10 a 3/11) e Bogotá (4 a 10/11).

Comentários
Assista ao vídeo