Colaboradores - Tânia Voss

Para relaxar no feriadão - Lançamentos de pérola da Kuarup

21 de Fevereiro de 2020

A cantora Nina Ximenes lança álbum de estreia pela produtora e gravadora Kuarup. O disco Natural surpreende pela diversificação, representada por um repertório bastante diferenciado, misturando bossa-nova, balada, new age, pop, baião e samba-canção. A mistura de gêneros se une pela voz ímpar e singular de Nina, que traz, naturalmente, a unidade que faltava nesse calidoscópio sonoro que ela escolheu interpretar.

Com anos de experiência em gravações de jingles e vocais para artistas, a voz de Nina despertou comentários elogiosos de todos os músicos que passaram pelo set de gravação, e se impôs pela sensibilidade e maneira sutil de se misturar aos estilos e arranjos das músicas, trazendo-as para seu universo particular de interpretação e entendimento. A escolha do repertório foi absolutamente livre. A tônica foi deixar os sentimentos e as vontades fluírem tranquilamente, e o resultado pode ser escutado neste seu primeiro trabalho solo.

Todas as músicas escolhidas tinham relação com a artista, seja por serem feitas por membros da família (seus irmãos e ela assinam como autores), seja por serem composições que gosta, como Certas coisas, de Lulu Santos e Nelson Motta, ou Jardin d’hiver, sucesso na voz do cantor e compositor francês Henri Salvador. Outras fazem parte de sua vida, como Changes, clássico do grupo Black Sabbath, Here's to life, eternizada pelas cantoras Shirley Horn e Barbra Streisand, e Insensatez, um dos nossos hits da bossa nova, composição do maestro Tom Jobim em parceria com o poeta Vinícius de Moraes.

O trabalho tem as participações de Oswaldinho do Acordeon, músico e sanfoneiro carioca; Papete, percussionista maranhense, que colaborou em quatro músicas, além de oferecer à Nina a canção Rainha do sertão; Marco Bernardo, arranjador e pianista, que também cantou com Nina Ximenes na faixa 'S wonderful, clássico americano da dupla de irmãos George e Ira Gershwin; e Alex Braga, violinista, irmão de Nina, que a presenteou com Anos-Luz e emprestou sua arte a três canções. No repertório, foram incluídas duas faixas produzidas por André Andreo: Lindo lago do amor, clássico de Gonzaguinha, e Into the light. As participações especiais são de Toquinho, na música Dentro, canção dele, quase esquecida no tempo, e de Jane Duboc e Silvia Goes, na faixa Garota de Ipanema/The girl from Ipanema, lançada digitalmente como single, assim com Insensatez, antecedendo o lançamento do álbum Natural.

Duo Aduar lança primeiro álbum el selo de Chico Lobo que estreia curadoria em parceria com a Kuarup. O álbum Riachinho das Pedras traz a defesa da natureza como tema e o início do lobo Kuarup no lançamento de novos artistas.
Aduar: Repartir a água; povoação temporária de pastores ou, simplesmente, formar duo.

Em pouco tempo de existência, o Duo Aduar (Gabriel Guedez e Thobias Jacó) tem sido intensamente premiado em festivais pelo Brasil e terá seu álbum “Riachinho das pedras” lançado pela histórica gravadora Kuarup.

Marcado pela presença da viola caipira e violão e pelo trabalho vocal, o duo traz aos seus arranjos elementos como dinâmica, ritmo e polifonia que aproximam-se do que se experimenta na música de câmara. Em suas canções, trata sobretudo de questões sócio-ambientais e de temas facilmente ao alcance da memória de quem se sente conectado ao campo, às pequenas cidades do interior do Brasil, suas águas, terras e gentes.

Tatá Sympa - Músico mineiro lança álbum de estreia.Disco João Brasileiro traz as participações especiais de Zeca Baleiro, Chico Lobo, Robério Molinari e Laura Souza.

Este artista completo vai do Erudito à MPB, passando pela cultura popular e serestas, interpretando com emoção, a partir de vasta formação técnica e voz diferenciada.

João Brasileiro, disco do músico Tatá Sympa lançado pela gravadora Kuarup e que tem produção e direção musical do Violeiro Chico Lobo Chico Lobo. O álbum celebra a brasilidade de nossa música delicadas mas vigorosas interpretações deste tenor com um pé no canto lírico e o resto do corpo no canto popular. O álbum já está disponível nas plataformas digitais com um super link para você conferir através da sua plataforma preferida:

Comentários
Assista ao vídeo