Colunistas - Rodolfo Bonventti

A ousadia de Manoel Carlos naquela que foi a última novela do ator Jardel Filho

20 de Fevereiro de 2020

Nosso eterno cronista da classe média carioca, Manoel Carlos foi o autor de um grande sucesso do horário das 20h da TV Globo nos anos 1980. Era “Sol de Verão”, exibida de 11 de outubro de 1982 a 26 de fevereiro de 1983.

“Sol de Verão” foi uma novela ousada que contava a história de uma mulher de 40 anos, Rachel, que decide se separar do marido, o empresário de sucesso Virgílio, e que após a separação vai morar no Zona Sul do Rio de Janeiro e se apaixona perdidamente pelo rude dono de uma oficina mecânica, Heitor, com quem vive um tórrido romance no verão carioca.

Havia também a história do surdo-mudo que chega na cidade grande para encontrar a sua mãe que não vê desde muito pequeno e tem que enfrentar o mundo sozinho para localizar a mãe.

Com uma bonita abertura e brilhante direção de Roberto Talma e Guel Arraes, “Sol de Verão” foi um grande sucesso de audiência e entrou para a história da nossa teledramaturgia por um triste acontecimento: a morte inesperada do seu principal intérprete, o grande ator Jardel Filho, que foi vítima de um infarto quando faltavam apenas 16 capítulos para o final da trama.

Jardel Filho em mais uma atuação brilhante era o rude Heitor, enquanto Irene Ravache fazia o par perfeito vivendo a ousada Rachel. Outro grande trabalho foi o de Tony Ramos como o surdo-mudo Abel e de Débora Bloch como a filha da personagem de Irene Ravache, em seu primeiro papel de destaque na televisão.

A novela marcou também a estréia de Miguel Falabella nas novelas e reservou grandes momentos para Cecil Thiré como o empresário Virgílio, Beatriz Lyra, Yara Amaral e Nelson Xavier.

O inesperado desaparecimento de Jardel Filho, um dos nossos mais premiados atores da TV, do teatro e do cinema, fez com que o autor Manoel Carlos, um grande amigo dele na vida real, não encontrasse condições de terminar de escrever a novela e assim, os últimos dezesseis capítulos foram escritos por Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri.

O elenco também teve muitas dificuldades de gravar os primeiros capítulos logo após a morte de Jardel e o final da novela foi de pura emoção para os telespectadores e os atores e técnicos envolvidos na produção.

Um grande sucesso e que reuniu também um grande elenco, onde além dos já citados estavam: Isabel Ribeiro, Paulo Figueiredo, Carla Camurati, Carlos Kroeber, Beatriz Segall, Gianfrancesco Guarnieri, Mário Gomes, Helber Rangel, Camila Amado, Ísis de Oliveira, Oberdan Junior, Yvan Mesquita, Tania Scher, Monique Curi, Márcia Rodrigues, Gésio Amadeu, Norma Geraldy, Marcos Wainberg, Edson Silva, Maria Helena Pader, Duse Nacaratti e Theresa Mascarenhas.

Comentários
Assista ao vídeo