Viver - Saúde

Varizes sem cirurgia é possível?

19 de Fevereiro de 2020

Dra Lívia Lyra, cirurgiã vascular é especialista no tratamento de varizes sem cirurgia, em entrevista, Lívia tira todas as dúvidas sobre o tratamento.

Qual técnica é utilizada para o tratamento de varizes que não necessita de internação hospitalar?

Há um tempo, ter varizes, além de causar desconforto estético e sintomas desconfortáveis, era sinônimo de medo de ter que fazer uma cirurgia com repouso longo. 

Nos últimos dez anos o diagnóstico e tratamento das varizes evoluiu muito e o Brasil foi pioneiro na abordagem na cirúrgica de microvasos com laser.

Hoje é possível tratar varizes de diferentes tamanhos sem necessidade de cirurgia. A utilização e a combinação de técnicas como a espuma, laser, Endolaser, radiofrequência, escleroterapia e micro cirurgia, permite a realização de tratamentos efetivos sem necessidade de repouso e sem internação.

É fundamental que o paciente seja avaliado por um especialista em angiologia e cirurgia vascular. 

Os vasos que causam desconforto estético são a ponta de um problema complexo. É uma repercussão estética de um problema de saúde, que pode levar ao aparecimento de feridas e trombose em casos avançados. 

Portante, é imprescindível que seja realizado um diagnóstico preciso pra avaliar as varizes, as veias safenas e presença de trombose aguda ou antiga. 

Após uma avaliação minunciosa é possível definir o tipo de tratamento adequado para cada paciente em busca de resultados duradouros.

Esse tipo de tratamento de varizes não necessita de repouso? Em geral não precisa de repouso, apenas no caso de tratamento da veia safena a laser que é indicado o repouso de 24 horas. 

durante o tratamento, pode manter as atividades do dia a dia normalmente? Sim. Deve-se apenas ter cuidado com a exposição ao sol caso fique roxo. 

Quais os outros benefícios desses tratamentos ? 

Conforto, ausência de internação, resultados duradouros e possibilidade de combinar técnicas escolhendo a mais adequada para cada tipo de veia. 

@livialyra
@clinicaliviyra
Site: www.livialyra.com.br

Comentários
Assista ao vídeo