Business -

Fundador da Incorporadora e Construtora Lotisa conta trajetória da empresa

4 de Fevereiro de 2020

Incorporadora de Itajaí alcançou um faturamento de R$ 45 milhões de reais em 2019 e está investindo em governança corporativa

O comprometimento de sempre proporcionar o melhor para cada um dos seus clientes fez com que a incorporadora Lotisa conseguisse atingir a marca de mais de mil imóveis entregues, entre terrenos e apartamentos.  

Fábio Inthurn nem imaginava que isso fosse possível, quando decidiu desenvolver o seu primeiro empreendimento, lançado em 2008. Formado em engenharia civil, e concursado público, queria investir na carreira de formação e mudar de vida. O lançamento foi um sucesso e, em 15 dias, todas as unidades disponíveis estavam vendidas.

Depois deste primeiro empreendimento, a empresa só cresceu, se posicionando como uma das referências no mercado que atua. Em 2016, a Lotisa abre uma nova Incorporadora, a Criar Empreendimentos, para atuar no programa MCMV e em padrões mais econômicos.

As empresas faturaram, em 2019, mais de 45 milhões de reais e lançaram empreendimentos de aproximadamente 150 milhões em VGV."Sempre tive como metas para a empresa, o comprometimento, o profissionalismo e a qualidade. Quem compra conosco espera o melhor. Esse cuidado começa no primeiro atendimento e perdura até a entrega final do imóvel. Outra missão da Lotisa é o compromisso com a data de entrega, todos os nossos empreendimentos foram entregues antes da data prevista", afirma o fundador da Lotisa, Fábio Inthurn.

Mas o crescimento da empresa também trouxe obstáculos na busca de capital, "Com a crise do setor da construção civil, os bancos começaram a adotar novos critérios de governança, e ao me deparar com uma grande obra com necessidade de apoio a produção, fui ao banco solicitar o montante necessário e tive que enfrentar alguns obstáculos e processos chatos de certificação que o nível que a empresa atingiu exigia. Foi nesse momento que resolvi buscar o apoio de uma empresa especializada para profissionalizar a governança de cada empreendimento da Lotisa", explica o fundador da Lotisa.

A empresa contratou a OGFI Governance, empresa de governança financeira e soluções digitais de controladoria, inicialmente para o Beira Rio Connection  e o Lotisa Home Club. Com o desenvolvimento e entendimento dos serviços da equipe de governança, Fábio resolveu levar outras obras, e atualmente, todas as demais obras da Lotisa também estão sob gestão da OGFI.

Após conhecer melhor a empresa e receber os primeiros resultados apresentados pelo produto de Monitoramento Financeiro ele percebeu que a OGFI poderia ajudá-lo em todos os empreendimentos e também nos processos pré e pós venda. Assim a Lotisa fez a contratação o produto Controladoria Digital OGFI.

"Em um primeiro momento, todos pensam que a governança não é necessária, mas ao receber o resultado e entregas da OGFI acabam ficando bastante satisfeitos com a contratação. Ter a certeza de que a contabilidade, obrigações e relatórios estão todos em dia, e ainda poder acessar tudo por meio do nosso app é muito bom. 

Outro ponto positivo  é ter essas informações  em ordem para apresentar o empreendimento para quem quer investir ou financiar a obra, é uma vantagem gigantesca de economia de tempo e equipe! Isso tudo dá liberdade ao Incorporador, que pode se dedicar a gerar mais negócios com mais velocidade.” finaliza Gênesis Pazzetto Baptista, sócio e Diretor de Operações da OGFI.

Para 2020, a incorporadora estará  com oito canteiros de obra, entre Lotisa e Criar. Além disso, está desenvolvendo um complexo residencial e comercial chamado Torres da Brava, em três etapas de lançamento, cuja primeira etapa com VGV de R$ 110 milhões, já vendeu quase 100% das unidades em 30 dias.

Comentários
Assista ao vídeo