Business -

Treinamento ainda é desafio para área de compliance

31 de Janeiro de 2020

Manter uma empresa em dia com as normas, códigos de ética e legislações é fundamental para o crescimento do negócio. Sem isso, os dias de qualquer companhia podem estar contados.

Então, cada vez mais, se torna importante estar em compliance, ou seja, cumprindo e sempre cientes de todos os requisitos legais. Afinal, se os funcionários não estiverem informados, as regras e leis não servem para nada. Manter o engajamento dos trabalhadores e incentivá-los a permanecerem atualizados sobre a temática nem sempre é fácil.

Por isso, um dos maiores desafios das empresas na área é o treinamento de compliance. É fundamental para garantir que todos participem do processo. Além de confirmar que as normas e leis estão, de fato, sendo cumpridas.

Neste momento, pode surgir outra barreira: muitas empresas optam por treinamentos monótonos, pouco convidativos. Além de não garantir a participação completa dos funcionários, a fixação de todas as informações é prejudicada.

Principais desafios enfrentados pelas empresas

Dentre os diversos empecilhos de se realizar em empresas um treinamento eficiente de compliance está o baixo engajamento da equipe.

Para chegar ao cerne dessa questão, é importante partir do princípio que há falta de interesse pelo tema. Leis, normas e códigos não são atrativos para muitas pessoas, principalmente para as que trabalham distantes do âmbito jurídico.

Uma grande dica é realizar um treinamento mais dinâmico e direto, para que profissionais de todas as áreas possam compreender. É essencial atrair o funcionário e reforçar a importância de sua participação no processo.

Outra questão que pode ocorrer é que os chefes e organizadores responsáveis não conseguem realizar um sólido controle de presença de seus funcionários. Muitos dos métodos disponíveis de treinamento não priorizam essa função. Entretanto, é necessário saber quais trabalhadores que participaram, para se ter uma dimensão da extensão e potencial do treinamento.

Além disso, se há uma dificuldade de controlar se o funcionário participou ou não da aula, mensurar os conhecimentos adquiridos por ele é um desafio ainda maior.

Portanto, é essencial testar, de maneira didática, se as informações foram absorvidas da melhor maneira possível. Afinal, um treinamento que não gera resultados e aprendizado de pouco serve para a empresa.

Por fim, além das dificuldades de se estruturar e planejar um treinamento dinâmico e eficiente, os altos custos financeiros desanimam vários gestores.

Por isso, muitas empresas estão optando por contratar software de compliance para auxiliá-los no treinamento. Assim é possível resolver muitos desses desafios de uma vez só.

Foto: Unsplash
 

Treinamento de compliance: como um software pode ajudar

A ferramenta especializada é capaz de realizar um treinamento dinâmico e eficiente para funcionários de todas as áreas.

Além disso, a contratação desse tipo de serviço, favorece a imagem na empresa no mercado, uma vez que destaca sua preocupação e prioridade no combate à corrupção. E cumpre a Lei Anticorrupção e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que exigem o compliance na cultura da empresa. A companhia e os funcionários devem se portar de forma ética e íntegra; inclusive com formas de comprovar o respeito às leis, caso seja solicitado.

Alguns softwares, como a clickCompliance, oferecem treinamentos feitos por meio de leituras de textos, vídeos, animações, power points e documentos.

A companhia disponibiliza esse serviço também pelo aplicativo. Assim, o funcionário pode acessar as vídeo aulas em qualquer lugar, no horário de preferência, pelo celular.

Uma outra solução disponível pelo software é a capacidade de monitorar e mensurar a participação e entendimento dos funcionários no treinamento de compliance.

O dispositivo produz indicadores, gráficos e relatórios claros e didáticos sobre o desempenho da empresa e a absorção dos conhecimentos pelos funcionários.

Por isso, testar softwares com essas funções pode ser uma boa estratégia para empresas que estão com dificuldade no treinamento de compliance de seus profissionais.

Comentários
Assista ao vídeo