Viver - Saúde

A cirurgia plástica muito além da estética

31 de Janeiro de 2020

Realizar uma cirurgia plástica não é apenas uma mudança física, envolve o íntimo do paciente e a realização de um sonho

Há algum tempo, a cirurgia plástica deixou de ser um tabu, não sendo mais um privilégio de uma pequena parcela da sociedade. Com os avanços da medicina e os cuidados no pré, per e pós-operatório, a realização dos procedimentos se tornou mais segura.

Segundo a especialista Geovana Brandão Simões Leite Galletti, sócia na Clínica de Estética Revittá, os pacientes que procuram um cirurgião plástico, depositam no profissional toda a confiança: “É algo muito expressivo, já que aquela cirurgia irá mudar a vida do paciente, não sendo somente uma melhora no físico, mas o psíquico também se transforma”, explicou.

A doutora Geovana, atende em Belo Horizonte, Diamantina, Serro e Guanhães e realiza inúmeras cirurgias plásticas. A profissional acredita que a maior recompensa do cirurgião é realizar um procedimento e ver a satisfação do seu paciente. Há melhora da auto-estima e os pacientes sentem-se mais felizes e realizados. 

“Várias são as razões pelas quais os pacientes vem até mim. Muitas mulheres que têm hipomastia (mamas hipodesenvolvidas), idealizam um tamanho/formato de mama e buscam deixar de lado os sutiãs com bojo. Com o implante de próteses de silicone sentem-se livres para usarem outras peças de roupas, sejam elas mais ousadas ou recatadas. O mais importante disto tudo é que elas se sintam bem consigo mesma. Por outro lado, aquelas que apresentam hipertrofia mamária (mamas muito grandes) sentem o peso e desconforto de suas mamas e sonham em ter as mamas menores.”

“Podemos citar ainda outras realizações mediante procedimentos como: abdominoplastia para aquelas pacientes com flacidez abdominal que sofreram influência das alterações hormonais da gravidez, pós-parto e amamentação, aqueles com gorduras localizadas e desejam realizar lipoescultura, otoplastia para aqueles indivíduos que têm orelhas proeminentes (abano), correção de ginecomastia, cirurgias para correção de alterações faciais (pálpebras caídas), deformidades nasais, alterações genitais (hipertrofia de pequenos lábios), alterações corporais pós gastroplastia (cirurgia bariátrica), sem contar os casos de abordagem de neoplasia de pele.”

Para que tudo ocorra bem é preciso uma boa avaliação médica pré-operatória, realização de exames e risco cirúrgico adequados. É importante também sentir-se seguro com o profissional e o local onde será operado.

Um resultado satisfatório e duradouro depende de mudanças dos hábitos alimentares e prática regular de atividade física. “O paciente é o principal responsável pela realização e manutenção do seu sonho e tem que ter consciência disto”, informa a cirurgiã plástica. Seguir as orientações médicas, manter os retornos periódicos, principalmente na fase inicial, são um dos pré-requisitos para o sucesso após uma cirurgia.

Idealizar um corpo e querer mudá-lo não é tarefa fácil, mas se esse procedimento irá transformar o paciente “por dentro e por fora”, a especialista comenta que é preciso dar o primeiro passo.

Comentários
Assista ao vídeo