Colunistas -

Influenciadora digital Angélica Theodoro faz parte do projeto Quanto custa mundo

22 de Janeiro de 2020

Como escolher qual país morar?

By Barbara Saldanha Paz 

Pobres, ricos, milionários, desprendidos, generosos, Tio Patinhas, gente com escorpião no bolso... todos queremos saber até onde vai nosso poder de compra. Talvez por isso um perfil novo da Instagramosphera esteja crescendo em progressão geométrica. Uma gotinha de chuva cai numa poça d`agua e gera uma onda expansiva que cresce sem limites. Se você ja esta se informando sobre a nova necessidade de visto para a Europa, se está tirando as naftalinas dos casacos de inverno enquanto faz um calor de Sahara no Brasil, provavelmente vai se deparar com esse novo perfil: “Quanto Custa Mundo” que esta causando curiosidade aos viciados em carimbos no passaporte. 
Quem tem “wanderlust” como caracteristica - um desejo forte e inato de se mover ou viajar - tem agora uma nova fonte de informação para ajudar a decidir para onde ir. 

Expatriados e intercambistas fazem parte desse projeto e a cada capítulo decidem fazer uma comparação de um determinado aspecto da vida além mar. 

A primeira ação foi fazer um “Purchasing Power Parity” (comparativo de preços) entre itens básicos de alimentos. A comparação foi feita em 10 países incluindo Brasil com objetivo de saber qual país mais caro e qual o mais barato. 10 brasileiros de 10 países diferentes foram ao Supermercado e compraram os mesmos 13 itens,  após as compras a Educadora Financeira Renata Freitas analisou os números. 
“Para padronizar as moedas nós tomamos como parâmetro a média salarial ou valor da hora trabalhada em cada país através de uma tabela baseada em 160h mensais” afirma Renata.  

Confira o resultado: 

- Para comprar os mesmos itens no Brasil são necessários 781 minutos trabalhados e os itens equivalem a 8,13% do salário mínimo. Enquanto nos EUA (Califórnia) são somente necessários 97 minutos e os itens equivalem a 1,01% do percentual do média salarial. 

Seguimos na mesma mentalidade para os demais países que estão na tabela. 
O próximo capítulo já esta no ar e aborda o tema “moradia” em 12 países diferentes . 

Angélica Theodoro, influenciadora digital do Instagram @angeltheodoro, que representa Malta no projeto Quanto Custa Mundo, relata : 
“Fiquei honrada com este convite para representar o país que estou morando atualmente, sobre quanto custa os processos por aqui. Tive essa experiência de me mudar de país por mais de 10 vezes e sei que muitas dúvidas passam pela nossa cabeça nesses momentos. Inclusive recebo muitas perguntas sobre esse assunto no meu blog e em minhas redes sociais. 
Acredito que o projeto vem em um momento muito oportuno e tende a ajudar muitas pessoas, sanando muitas dessas dúvidas.” afirma Angélica. 

Para comprar os mesmos itens no Brasil são necessários 781 minutos trabalhados e os itens equivalem a 8,13% do salário mínimo.
Enquanto nos EUA (Califórnia) são somente necessários 97 min e os itens equivalem a 1,01% do percentual da média salarial.
 

Siga a página @quantocustamundo no Instagram e faça parte nesta jornada pelo custo de vida no mundo : https://instagram.com/quantocustamundo?igshid=jjh15wvm13my 

Comentários
Assista ao vídeo