Cultura - Viagem

A agenda do verão no Uruguai

21 de Janeiro de 2020

Chegou o verão! E é tempo de descanso e diversão. O Uruguai cumpre com categoria as duas expectativas, conheça algumas das propostas para passar bem por lá!

Relaxe ao sol, um banho refrescante de rio ou oceano eleva as endorfinas e o motiva a dançar, participar do carnaval ou viver shows exclusivos em um ambiente descontraído. O verão também é música e uma das propostas é acompanhar os shows, sem nenhum custo, do programa “Uruguai para Toda Costa” nos mais de 600 quilômetros de litoral que são transformados no maior palco ao ar livre do país.

OVO: aproveite Punta del Este
 

Pôr do sol e festas

São duas palavras-chave que no verão se tornam mais fortes. Assista ao pôr do sol quando os ponteiros do relógio indicam 19:45 e "aplausos", os aplausos dos presentes, que se tornaram habituais nas praias uruguaias. Graças à sua condição geográfica, o Uruguai possui pontos privilegiados para se despedir do sol, conheça-os aqui!

A energia da juventude está concentrada nos pontos em que a “balada” e os DJs da moda se reúnem. Em Punta del Este, Manantiales Point, Soho e Moby Dick se destacam de acordo com a idade. Para o mais jovem Manantiales Point (Calçadão da praia - Artigas e El Foque), se escuta música latina, rock e cumbia e tem algumas promoções de bebidas; além da discoteca Ocean Club (Calçadão de Lorenzo Batlle Pacheco), com uma importante agenda de eventos para esta temporada.

Saindo do coração de Punta, e indo a La Barra, existem vários locais renovados ano após anos, mas os preferidos são Bagatelle na praia e, Tequila, as agendas desses dois lugares são extremamente concorridas no verão.

Em Rocha, os balneários de La Paloma e La Pedrera concentram todo o movimento juvenil. Em La Paloma, há o clube Barbas. Já em La Pedrera - La Negra, Monkey e Petisco; enquanto em Santa Teresa - La Forta - captura a atenção dos mais jovens; e em Barra de Chuy - Tatanka Pueblo –.

Além de atrações naturais, Rocha oferece uma bateria de shows para toda a família que podem ser vistos aqui.

Sem sombra de dúvida, além da aventura, o estado banhado pelo mar oferece passeios as  Cárcavas Milenárias de Punta Rubia, caminhadas e cavalgadas sob a luz da lua cheia e festivais como: Soy Música Fest, Criollo Nocturno, e o Festival del Lago com grandes expoentes da música e tradição local

Shows internacionais

Outro clássico esteño é a boate Ovo, localizada no Hotel Enjoy Punta del Este, que tem capacidade para 4.000 pessoas. Nessa temporada a discoteca recebe no sábado, 22 de janeiro, o cantor colombiano Juanes, e no dia 29 o espanhol, Pablo Alborán.

Os ingressos para os shows estão à venda no Red UTS e no Mercado Pago.

Em toda a costa – ou Uruguay a toda costa

No maior cenário natural, nas praias de todo o país, o Ministério do Turismo - com o apoio do Banco de Seguros e Antel - reúne músicos amadores e consagrados em shows abertos a todos ao público. De 9 de janeiro a 16 de fevereiro, a programação de 2020 está pronta basta o turista chegar e curtir.

Na cena estarão grupos famosos como “4 Pesos de Propina”, Ignacio Copani, Noe Santana, “Pa’ Entrar en Calor”, Bola 8, Valeria Lima, “El Alemán y su banda”, “El Astillero”, “Chala Madre”, Mónica Navarro, “La Teja Pride”, Ruperto Rocanrol, e muito mais. Ver programação 

Montevidéu oferece atividades esportivas e a escola do mar nas praias e uma programação cultural outdoor bem leve, toda quinta-feira de janeiro, para todos os curiosos curtirem do tempo livre. Veja os detalhes!

Ao som do tambor

A cultura afro faz parte da identidade uruguaia e, por mais de 50 dias, em desfiles de rua e palcos de bairros, exibem cores e alegria da murga e todo o carnaval uruguaio. A partir de 23 de janeiro, as ruas de Montevidéu se vestem de festa quando o Desfile Inaugural do Carnaval se desenrola, enquanto nos dias 7 e 8 de fevereiro está chegando o Desfile Convocatório no Bairro Sul, além de poder desfrutar todo o mês de fevereiro com o Agrupamentos de todos os gêneros do Concurso Oficial de Carnaval no Teatro de Verão: Murga, parodistas, comediantes, revistas, negros e lubolos. A isto são adicionadas as celebrações em cada mesa do bairro organizadas pelos artistas em conjunto com as intenções departamentais e os desfiles por departamento. A variedade de shows e sua extensão fazem com que o carnaval uruguaio seja reconhecido como “o mais longo do mundo”.

Veja a programação em Montevidéu / Cenários / Veja a programação do país

+ info www.uruguaynatural.com

Comentários
Assista ao vídeo