Informes - Canal Jurídico

Escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados faz avaliação do novo portal e-SAJ do TJSP

15 de Janeiro de 2020

Previsão é de que todos os usuários sejam habilitados no novo sistema até março deste ano

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) está na primeira etapa de implantação de nova versão do Portal e-SAJ de peticionamento eletrônico. Neste ciclo, 50 advogados mais os seus assessores foram indicados para serem os primeiros usuários a utilizar o novo sistema no Estado. O escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados de Ribeirão Preto-SP faz parte desse grupo seleto escolhido para avaliação.

A mudança de versão traz uma nova interface do sistema de peticionamento eletrônico, desenvolvida a partir da colaboração dos próprios usuários, dentro dos padrões de responsividade e acessibilidade. O layout tem novas cores e fontes, e as informações básicas dos processos serão agrupadas. O “Painel do Advogado” organizará as tarefas relativas aos processos em um único lugar, em ordem cronológica. Outra mudança é o acompanhamento de petições protocoladas: a nova versão exibe a situação de cada processo dentro do Tribunal, com atualização automática.

A implantação do novo Portal e-SAJ está sendo feita em ciclos, e conta com a parceria das entidades representantes dos advogados: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). O objetivo desse modelo de implantação é monitorar constantemente o comportamento do sistema e eventuais dificuldades sem impactar todo universo de usuários, bem como estabelecer um contato mais próximo com os advogados.

Nas próximas fases, mais advogados serão incluídos, ampliando-se o percentual de forma gradativa. Na sequência, serão abrangidos os integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e demais usuários. A estimativa é que 100% estejam utilizando o novo e-SAJ já no primeiro semestre. Durante os ciclos de implantação, será possível retornar à versão antiga do e-SAJ a qualquer momento. Esse recurso permite que o TJSP minimize impactos da mudança na rotina dos usuários.

O segundo ciclo de atualização do novo e-SAJ está previsto para fevereiro de 2020. De forma gradual até final de março, deverá ser estendida para todos os advogados, conforme informa o conselheiro Secional e vice-presidente da Comissão Especial de Tecnologia Jurídica da OAB Nacional, Marcos Antonio Assumpção Cabello.

Palestra e Treinamento

Devido essa mudança no sistema, será realizado pela própria Softplan, empresa responsável pelo desenvolvimento do novo portal, uma palestra no dia 28 de janeiro, na OAB Ribeirão Preto, com o tema:  e-SAJ Experience - Nova versão do e-SAJ para o TJSP. A palestra, organizada pelo escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados em parceria com a Comissão de Direito Digital, Internet e Tecnologia Jurídica, será ministrada por Rodrigo Corrêa Martins, graduado em Ciências da Computação pela UNIVALI e especialização em Gestão de Equipes de Alto Desempenho com foco em Gestão de Pessoas e Ênfase em Liderança Organização pelo SENAI/SC. Atualmente, atua como Product Manager na Softplan Planejamento e Sistemas com foco em Tribunais, contribuindo para a integração entre os participantes da justiça, cidadãos e entes públicos e privados por meio da implantação do processo digital.

Sobre o Escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados

Fundado em 1998, o escritório Sanchez & Sanchez Sociedade de Advogados, que possui sede em Ribeirão Preto-SP, além de escritórios próprios e parceiros em toda a região sudeste e sul do país, conta com aproximadamente 500 colaboradores e clientes por todo o Brasil, concentrando em médios e grandes grupos econômicos, nas áreas de seguro, telefonia, bancos, serviços, construção civil, dentre outros.

Com atuação pautada na ética, no conhecimento e na competência técnica, o escritório, que conta com quatro sócios renomados: Dr. Jorge Sanchez, Dr. Rubens Zampieri Filardi, Dr. Rafael Barioni e Dra. Helga Lopes Sanchez, se destaca pelo uso de inovadoras estratégias jurídicas, habilidade em negociações e capacidade de sanear carteiras com soluções inteligentes e tecnológicas. Com know how nas áreas de recuperação de crédito, contencioso cível e trabalhista.

Comentários
Assista ao vídeo