Viver - Saúde

Como prevenir acidentes domésticos nas férias e o que fazer se acontecer

19 de Dezembro de 2019

A chegada das férias e do verão instigam as crianças a ficarem soltas para inúmeras brincadeiras. Na piscina, nas andanças com a bicicleta, skate, patins, nas corridas pela casa, ou mesmo na alimentação à beira da praia, a meninada quer é liberdade e diversão. Contudo, os pais devem ficar atentos a essa combinação que muitas vezes pode acabar em contratempos.

Confira algumas dicas importantes de como evitar acidentes domésticos durante o período de lazer das crianças e as dicas de primeiros socorros.

Afogamento

O calor instiga a criançada a pular na piscina. Frequentar a água para se refrescar (e isso inclui lagos, cachoeiras, praia) é um tipo de divertimento que necessita de atenção redobrada dos pais.

No caso das piscinas, a médica pediatra Dra. Paula Sellan dá uma dica importante: “Sempre deixar as crianças com boias, ainda que a piscina seja rasa. E lembrar que nada substitui a presença de um responsável que esteja atento a todo instante, lembrando que a criança pode se afogar em quantidades mínimas de água, como até 20 centímetros. Em caso de afogamento, é necessário verificar se a criança está respirando e chamar por ajuda, ligando para o serviço de emergência".

Queimaduras

As mamães, enquanto estão na cozinha, seja em casa ou mesmo em locais alugados para temporada, também devem ter atenção redobrada com a criançada. Elas estão soltas, brincando, o que exige que os cabos de panelas sempre fiquem virados para o lado de dentro dos fogões.

E lembrem-se: usem as bocas da parte de trás do fogão para evitar acidentes. Agora, em caso de queimaduras, não se deve passar manteiga, pasta de dente, etc. “Inicialmente deve-se lavar em água fria e corrente a área atingida e, em seguida, levar a criança ao hospital mais próximo para avaliação.” Explica Dra. Paula.

Cortes

Deve-se ainda ter a atenção redobrada com objetos cortantes. O jeito é deixar facas, tesouras, dentre outros itens pontiagudos nas gavetas, de preferência as altas, e com travas de segurança. “Caso a criança se machuque com algum objeto ou aconteça um corte posterior a uma queda, por exemplo, a dica é sempre lavar bem o local com água e sabão. Após isso, comprima com uma gaze o machucado para estancar o sangramento. Se não conseguir conter o sangramento ou o corte for profundo, faz-se necessária avaliação médica para verificar a necessidade de sutura.” Ensina a médica.

Comidinhas, guloseimas e objetos pequenos!

Mamães: atenção com o que as crianças colocam na boca!

O cuidado deve ser redobrado quando o assunto for comidas, guloseimas e pequenos objetos largados pela casa. Muitos são os acidentes domésticos que envolvem engasgos.

“Uma dica é evitar oferecer às crianças menores de cinco anos pipoca e amendoins. Além disso, ao ofertarem frutas de porte pequeno como as uvas, sempre partir em quatro partes. Isso evita os engasgos. Ah, e muita atenção com roupas que tenham botões e enfeites. Todos devem estar bem pregados.

E por falar em comida, as que são levadas em potes para as praias também necessitam de atenção. Como as férias de janeiro rimam com calor, ao irem para a beira-mar, optem por frutas partidas, água mineral e água de coco natural. As altas temperaturas favorece a proliferação de bactérias, e isso geralmente ocorre devido ao mau armazenamento dos alimentos.

Atenção também com comidas ofertadas por terceiros. Caso estejam contaminados, podem ocasionar gastroenterites, que levam a febre, vômitos e diarreia.” Ressalta a pediatra.

Nas férias, criança quer velocidade...

É lindo ver as crianças se equilibrando em bicicletas, patinetes, e skates! Mas, elas estão usando capacetes, joelheiras e cotoveleiras?

De acordo com Sellan, em caso de quedas, quanto menor a criança, maior pode ser o risco. Seja qual for o tipo de tombo, devemos observar se no momento a criança teve alteração do nível de consciência, se vomitou ou teve sonolência. São sinais de alarme para a procura imediata do serviço de emergência.

Além disso, toda criança que sofre uma queda e seja menor de dois anos deve passar por avaliação médica. Já as que têm uma idade maior, se houver dor intensa, ou algum dos sinais de alarme citados, o jeito é procurar um pronto-atendimento.

Em relação aos bebês, como prevenção, nunca os deixem sozinhos em qualquer local de casa. Lembrem-se: a criança deve dormir no berço ou em cama com grade de proteção adequada. “Não coloque brinquedos ou travesseiros dentro do berço. Trave portas e prefira casas com redes de proteção nas janelas. E mesmo com as redes, mantenha os móveis sempre afastados das mesmas.” Finaliza a pediatra Paula Sellan.

Comentários
Assista ao vídeo