Viver - Saúde

Gravidez: os cuidados que as gestantes precisam ter para aproveitarem o verão e as festas de fim de

19 de Dezembro de 2019

As férias e festas de fim de ano sugerem uma viagem tranquila, principalmente para as futuras mamães que dependem do conforto, tanto no trajeto quanto em suas estadias.

O verão aponta a região praiana, mas há quem escolha as montanhas para descansar com a família. E por falar em comemorações oriundas dessa estação, os atrativos culinários são muitos. Contudo, é de se pensar num bom aproveitamento das férias e na saúde das mamães e dos bebês.

Diante disso, quais são as dicas para que tudo ocorra bem e a volta para casa aconteça de forma tranquila?

Malas prontas

O tempo da viagem conta muito no quesito ‘conforto’. Se ela for longa, faz-se necessária a utilização das meias compressivas pelas gestantes. De preferência, as de média compressão.

A ginecologista e obstetra Dra. Anne Caroline Andrade apresenta algumas dicas importantes para quem vai viajar de carro. “Nesse caso, a gestante deve ficar atenta à posição correta do cinto de segurança. Ele deve ser colocado bem próximo ao pé da barriga.”

Caso o trajeto seja de avião, as normativas dependerão muito de cada companhia aérea. No geral, até 32 e 33 semanas de gestação, um atestado médico obtido até 07 dias antes da viagem autorizando a paciente ao trajeto deve constar nos documentos da viajante. Entre 33 até 36 semanas, além do atestado, faz-se necessário um termo de responsabilidade médico. “A partir da trigésima sexta semana, a paciente só poderá viajar com o médico a bordo.” Explica ainda a ginecologista e obstetra.

Campo ou praia: cuidados especiais com os insetos

Durante a gestação já é recomendado a gestante o uso do repelente com Eucaridina, aquele que protege contra o vírus da Zika. Cuidado redobrado no verão, sempre respeitando o tempo de aplicação do produto na pele.

Caso aconteça alguma picada e a gestante for alérgica, ou se a mesma estiver no mar e for acometida pela Água-viva, procure imediatamente um pronto-atendimento. Nada de soluções caseiras.

Alimentação: os petiscos estão liberados?

O verão é formado por dias quentes. Frutos do mar que são vendidos na praia e que, por ventura, não sejam armazenados de forma correta, podem causar intoxicação, prejudicando as férias não só das futuras mamães. Outros alimentos seguem o mesmo padrão, já que o calor diminui o tempo de sua durabilidade. Portanto, todo cuidado é necessário! Ressalta a Dra. Anne.

Atentando-se a isso, e contanto que a gestante tenha os exames pré-natais em dia apontando que a mesma é imune a alguns tipos de doença (essas investigadas durante o pré-natal), os alimentos estão liberados. Vale lembrar que os lugares de confiança em relação à higiene podem evitar algum quadro de intoxicação alimentar.

Meia-noite: hora de comemorar

Quando chega o momento do brinde, além dos sucos e refrigerantes, a bebida alcoólica muitas vezes está presente na ceia. Contudo, segundo a doutora, ela é contraindicada em qualquer fase da gestação, mesmo que seja somente uma taça. Não há estudos disponíveis apontando a quantidade de álcool que assegura a gravidez.

Ah, e os cuidados de beleza também são válidos na gestação...

“Importante salientar para o uso de protetor solar com fator acima de 30, principalmente na região do rosto da futura mamãe pra evitar as manchas famosas, que é o Melasma. Evite ficar muito tempo com o biquíni molhado, e fuja da roupa muito justa pra evitar Candidíase.” Finaliza a Dra. Anne Caroline Andrade.

Comentários
Assista ao vídeo