Viver - Saúde

B.E.S.T: Programa de Inovação Médica desenvolve soluções voltadas à prevenção do câncer ginecológico

18 de Dezembro de 2019

A primeira edição do programa de Inovação Médica  – B.ES.T Innovation Course promovida no Brasil, no Instituto de Treinamento em Cirurgias Minimamente Invasivas (IRCAD Barretos), tem a missão de desenvolver soluções para facilitar o acesso à prevenção de um dos cânceres que mais matam mulheres no Brasil, o ginecológico, que atinge especialmente os Estados mais carentes, estando em primeiro lugar na taxa de mortalidade do norte do país. Desde a última segunda-feira (16), 20 pessoas entre médicos, designers, engenheiros, veterinários e pesquisadores do Peru, Holanda, Brasil e Equador, que tiveram o melhor desempenho na fase online do programa, estão em imersão, na unidade do Instituto localizada ao lado do Hospital de Amor criando estas soluções juntamente com os principais especialistas em inovação da área da saúde no mundo.

Com cerca de 15 horas diárias de atividades juntamente com experts dos Estados Unidos, França, Holanda, Itália e Brasil, os alunos do B.E.S.T estão aprendendo sobre a inovação em saúde nas próximas duas décadas, cirurgia minimamente invasiva, a cirurgia 5.0, prototipagem, inovação médica na América do Sul,  e também realizam vários exercícios voltados para gestão, empreendedorismo e propriedade intelectual, inclusive estando todos os projetos protegidos pelo Instituto, para que após o programa se faça a patente do projeto vencedor.

Um dos 15 docentes, convidados especiais do B.E.S.T, é o mestre em ciência de gestão de engenharia, Dennis McWilliams. Ele é fundador da SparkMed, empresa referência mundial no desenvolvimento de soluções médicas e Apollo Endosurgery, empresa focada em dispositivos cirúrgicos e endoscópicos minimamente invasivos para o tratamento da obesidade, cânceres gastrointestinais e outros distúrbios gastrointestinais, considerada líder global em cirurgia menos invasiva da obesidade, com aproximadamente US $ 70 milhões em receitas e operações comerciais em mais de 50 países ao redor do mundo.  Incentivador da tecnologia disruptiva, um dos instrumentos que ele criou e que considera de maior impacto no tratamento de doenças é o OverStitch, dispositivo para suturas utilizado em todo o mundo desde 2011. O processo de desenvolvimento envolveu cerca de 6 anos.

Participante do B.E.S.T em Barretos, o médico do Equador Diego Zambrano, revelou já ter participado de outros eventos de inovação como o Hackmed Equador e o Programa de Inovação e Desenvolvimento Empresarial da primeira escola de negócios do Equador (ESPAE). O projeto que desenvolveu de maior relevância até o momento, é o projeto de dispositivo inteligente que alerta os parâmetros antes de um infarto. Zambrano afirmou ser muito interessante o programa B.E.S.T ao promover a integração de várias áreas e revelou sua expectativa de implantar uma incubadora de inovação em seu país.

O projeto vencedor do  B.E.S.T Brasil, promovido pelo IRCAD Barretos, será revelado nesta sexta-feira (20), com grandes expectativas de impactar a saúde mundial, na prevenção do câncer ginecológico. Todas as informações sobre o programa no Brasil estão no site www.ircadamericalatina.com.br .

Comentários
Assista ao vídeo