Colaboradores - Tânia Voss

Maria Bethânia homenageia Mangueira e a sensi Marcia Fernandes fala sobre seu estado de saúde

9 de Dezembro de 2019

Clássicos de Nelson Cavaquinho, Hermínio Bello de Carvalho, Paulinho da Viola, Guilherme de Brito, Paulinho Tapajós e Assis Valente, e sambas inéditos de Nelson Sargento e Tantinho da Mangueira. O álbum MANGUEIRA – A MENINA DOS MEUS OLHOS é o agradecimento de Maria Bethânia à Escola que se sagrou campeã ao homenagear a menina dos olhos de OYÁ, em um dos mais belos e emocionantes Carnavais de sua história de glórias.

Gravado em Salvador e no Rio de Janeiro, com lançamento do selo Quitanda e distribuição da Biscoito Fino, o álbum tem direção artística e repertório selecionado por Maria Bethânia. O maestro, compositor e arranjador baiano Letieres Leite, idealizador da Orkestra Rumpilezz, formada em Salvador por músicos de sopros e percussão, assina os arranjos e a direção musical do projeto. “Quando eu fiz o disco, para agradecer a Mangueira, à homenagem que me prestou e à vitória que conquistamos juntos, pensei em trazer aquele som de Santo Amaro. Queria fazer uma coisa que fosse o samba do Rio de Janeiro, o samba da Mangueira – com sua tradição, seu estilo, sua sofisticação -, mas que trouxesse toda a memória musical de Santo Amaro, infantil, comovida da minha infância. Então eu convidei o Letieres Leite, que é baiano, mas que é um músico do mundo”, pontua Bethânia.

Além de celebrar a Estação Primeira de Mangueira e ilustres compositores, o álbum apresenta dois sambas que concorreram em 2016, ano em que Maria Bethânia foi enredo da Escola, mas que permaneciam inéditos: “37 sambas concorreram, algo que não acontecia há muito tempo na Mangueira. Queria pelo menos dois que não se classificaram no disco: um é do Tantinho, baluarte da Mangueira, e o outro de Seu Nelson Sargento, que é os 100 anos da Mangueira”.

Caetano, “um compositor apaixonado e um mangueirense apaixonado” e Moreno Veloso fazem o samba “MARIA BETHÂNIA, A MENINA DOS OLHOS DE OYÁ” (Nelson Sargento / Gustavo Louzada / Agenor de Oliveira / André Karta Marcada) e Tantinho gravou o seu “A MENINA DOS OLHOS DE OYÁ” (Tantinho / André Braga / Guilherme Sá / Alipio Carmo/ Jansen Carvalho / Marcos Tulio).  “MARIA BETHÂNIA, A MENINA DOS OLHOS DE OYÁ”, que embalou a vitória da Mangueira em 2016, e o samba-enredo do Carnaval de 2019, “HISTÓRIAS PRA NINAR GENTE GRANDE”, que fez a Verde e Rosa ganhar mais um campeonato, também estão no repertório do álbum.

 A sensitiva Marcia Fernandes do Programa Tricotando, da Rede TV está afastada da TV por motivo de saúde. Internada no hospital Albert Eistein, no Morumbi, São Paulo, ela atendeu gentilmente nosso site e tranquilizou a todos. A sensi mais famosa do Brasil agradece o público e fãs pelas orações e explica porque ainda está internada na semi Intensiva. "A pressão arterial foi de 18 para 8, uma loucura", diz Marcia. Ela fará mais exames laboratoriais, já fez alguns e hoje já se sente melhorar e trabalhando no computador, no quarto.

"Pessoal, hoje é domingo, entrei aqui com uma grande infecção intestinal, pressão alta, baixa, os alimentos não estavam caindo bem, os exames não deram nada cancerígeno, graças a Deus, amanhã virá um gastro que se reunirá com meu médico, mas to aqui e ainda não posso receber visita, devido ao estress e infecção que diminuiu mas ainda continua. To sendo tratada, muita gente quer me visitar mas ainda não pode. Graças a Deus e as orações, estou melhor, beijos", completa Marcia Fernandes.

 Axé, Unidos na torcida por sua recuperação.

Comentários
Assista ao vídeo