Colaboradores - Lica Gimenes

Coletores menstruais são uma opção sustentável para mulheres

26 de Outubro de 2019

 O coletor menstrual é, resumidamente, ideal para mulheres que não desejam mais utilizar absorventes comuns, por diversas razões. Um dos motivos é a sustentabilidade que ele gera, pois não precisa ficar descartando, no mínimo três absorventes comuns por dia. Além disso, o coletor evita irritações comuns que o produto habitual costuma dar na pele das mulheres.

Como o nome sugere, ele armazena o sangue menstrual por um período e depois é feito o descarte em um local apropriado, a critério da mulher, “Por ser de um material maleável, o produto não causa desconforto quando está em contato com o organismo. Além disso, nosso produto apresenta uma grande vantagem que não causa alergia no verão, que normalmente são causadas pelo uso de absorventes comuns durante a estação”, diz Carlos Eduardo Dieter, diretor comercial da Fleurity. 

Carlos Eduardo Dieter

Sendo uma opção para mulheres que desejam evitar incômodos e preocupações em relação à manchar roupas nesse período, a ginecologista Dra Giusella comenta: “Os coletores amenizam os desconfortos e as inseguranças do período menstrual, pela liberdade de as mulheres poderem usar biquínis, praticarem atividades físicas, por não marcarem nas roupas e reduzirem as chances de vazamentos. Giusella diz ainda que cada mulher vai se adaptar melhor a um produto e essa diversidade é importante porque agrada a todos. Os coletores são uma evolução social, tanto pela sustentabilidade quanto pela liberdade que proporcionam.
 

A Fleurity recomenda que a colocação do coletor seja na posição de cócoras e dá opção de algumas dobras para facilitar que o produto adentre o corpo e abra corretamente, como é possível ver na imagem abaixo:

Giusella comenta que o coletor menstrual é uma excelente opção, além de evitar vazamentos e alergias, é sustentável já que é possível reutilizá-lo. Há alguns cuidados de armazenamento e limpeza, que são, fervê-lo em água antes e após o fluxo menstrual e também, lavar com água e sabão neutro a cada retirada. A capacidade do produto é de até 10h de fluxo, dependendo de cada mulher.
 

Além dos benefícios comuns, é de que a duração do produto é longa, em torno de 10 anos. Sendo assim, se torna um investimento à longo prazo e feito apenas uma única vez em um período extenso de tempo.
 

Comentários
Assista ao vídeo