Viver - Beber e Comer

Hotel Antumalal renova cardápio com novos aromas e sabores

13 de Setembro de 2013

Com apenas 20 apartamentos com lareiras e janelas com vista panorâmica para o lago Villarrica, o Hotel Antumalal é uma das opções mais sofisticadas e exclusivas de Pucón, no sul do Chile. Um dos principais atrativos do empreendimento é o Restaurante Parque Antumalal, coordenado pela chef Maria Ignacia Jara. Lá são servidos pratos refinados preparados com ingredientes e produtos orgânicos cultivados nas hortas e estufas do hotel. Desde o início deste inverno, o cardápio do restaurante traz muitas novidades.

Há três anos trabalhando no Hotel Antumalal, a chef Jara inovou a cozinha incorporando algumas peculiaridades gastronômicas e detalhes na apresentação final dos pratos. Entre as delícias servidas no restaurante, ocupam lugar de destaque ingredientes típicos do Chile como o cordeiro, salmão e frutas silvestres. Além disso, ela é especializada também em confeitaria e pâtisserie.

Para a entrada, omelete de batata araucana com cebola caramelizada e queijo defumado, uma receita interessante para compartilhar bons momentos antes dos pratos principais e sobremesas. As saladas ganharam uma versão de peras grelhadas com nozes tostadas, queijo Roquefort e vinagrete de framboesas, uma mescla que encanta até os paladares mais exigentes. “Esta salada aguça o paladar, pois as peras levemente aquecidas combinam perfeitamente com o frescor das nozes tostadas e a acidez do queijo”, diz Maria Ignacia. Tudo é acompanhado com folhas verdes da horta do Antumalal.

O sabor do Chile também é destacado através das sopas e caldos, como a de creme de mandioca e alho-poró com toques de manjericão. O caldinho de côngrio chileno preparado com vinho branco e vegetais da temporada é outra inovação que faz da refeição um momento inesquecível.

No cardápio de massas e risotos, o raviólis de abóbora à canela na manteiga de anis chama a atenção pelo recheio. “A massa é recheada com abóbora, ricota e canela aromatizada. Tudo isso é evidenciado pela doçura do anis”, completa a chef. O risoto de tomates, queijo de cabra e sorvete de queijo parmesão é outro prato que aguça o apetite. “Este, preparamos com o melhor arroz arbóreo, tomates frescos desidratados e um queijo de cabra levemente ácido, o que já faz do preparo um ritual prazeroso”, finaliza. O fetuccini fresco com ragu de carne desfiada é uma sensação, pois a carne é o resultado de um cozimento lento e pausado.

Nas carnes, o cervo com batatas gratinadas, purê de maçã e molho de murtilla foi inserido para complementar o variado cardápio. Como os animais são criados na região, isso garante qualidade e frescor na hora do corte.

O Antumalal também enriqueceu o cardápio de peixes. O salmão do Pacífico com tomates e espinafres fritos na manteiga chama a atenção, pois o peixe é fresco e os tomates são preparados com azeite de oliva, alho e pimenta malagueta. Uma apetitosa receita montada com pinhões e vinho do Porto ganha evidência e deixa os visitantes com água na boca: a corvina ou o côngrio com fricassé de cogumelos e pinhões ao Porto.

As sobremesas foram enriquecidas com alguns dosmais tradicionais ingredientes da região de Pucón, como a castanha, a lavanda e a murta. Na carta são apresentadas novas opções de sorvetes: castanha, chocolate branco com lavanda e marmelo com murta. São muitas as opções para visitantes e hóspedes aproveitarem a passagem pelo Hotel Antumalal. Veja abaixo duas receitas do novo cardápio:

Salmão com espinafres salteados e tomates pilpil (Rende 1 porção)

1 filé de salmão
150 g de espinafres lavados
20 g de cebola cortada a brunoise
1 lâmina de bacon cortado a brunoise
40 g de queijo cremoso
Pitada de noz moscada
40 g de tomate concasé
45 cc de vinho branco
Azeite de oliva, pimenta “cacho de cabra” ou similar, alho

Selar o filé de salmão em ambos os lados. Reservar em forno quente. Saltear a cebola e o bacon e incorporar as folhas de espinafre. Cozinhar por alguns minutos e agregar o queijo cremoso, a noz moscada e o sal. Aqueça o azeite de oliva e acrescente alho, pimenta e tomates. Cozinhar por alguns minutos, incorporar o vinho branco e reduzir. Servir o salmão, acompanhado do espinafre e dos tomates pilpil.

Raviólis de abóbora e canela (rende 1 porção)

100 g de farinha,
1 ovo
60 g de abóbora assada
60 g de ricota
Azeite de oliva
½ colher de chá de canela em pó
150 cc de licor de anis
55 g de manteiga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a farinha e o ovo, forme uma massa. Esticar e reservar. Com a abóbora, ricota, canela, sal, pimenta e azeite de oliva fazer o recheio. Recheie a massa formando os raviólis. Cortar do tamanho desejado e cozinhar em abundante água fervendo. Colocar o licor de anis para esquentar e eliminar o álcool. Adicione a manteiga e, com esse molho, sirva os raviólis.

Comentários
Assista ao vídeo