Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Educação: Colégio Auxiliadora em Ribeirão Preto é referência na formação de crianças e adolescentes

18 de Outubro de 2019

O CEO do Portal Cartão de Visita News, Zacarias Pagnanelli, foi ao Colégio Auxiliadora, em Ribeirão Preto-SP, para fazer uma visita institucional e conhecer um pouco mais da proposta pedagógica que é referência e centenária na formação de crianças e adolescentes. A linha do Colégio Auxiliadora é baseada na abordagem sócio interacionista, que vai ao encontro do que propõe o Sistema Preventivo de Dom Bosco. O Auxiliadora entende a educação como processo de construção e desenvolvimento pessoal pelo qual o indivíduo, relacionando-se com o ambiente e com a sociedade, cresce e se constitui como pessoa, ampliando suas capacidades e potencializando sua autonomia.

Luciana Orsini (Diretora Pedagógica), a irmã Francisca Rosa (Diretora da Comunidade Religiosa) e Zacarias Pagnanelli

Foto: Marcella Costa

Como instituição educativa salesiana, o Colégio Auxiliadora tem a missão de educar e formar integralmente seus alunos, orientando-os para a vivência dos valores humanos-cristãos e para a participação social como cidadãos solidários, protagonistas da própria história e que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e mais fraterna.

O Externato Nossa Senhora Auxiliadora de Ribeirão Preto foi inaugurado, oficialmente, em 9 de fevereiro de 1918, sendo instalado numa pequena casa, na esquina onde hoje fica o Colégio Auxiliadora. Na modesta estrutura, os poucos cômodos abrigavam toda a filosofia que a escola desejava imprimir: um vestíbulo, sala para visitas, diretoria, salas de aula, um salão, a Capela e o imenso pátio sombreado por mangueiras, no qual, durante 20 anos, várias gerações se encontraram e cresceram. Durante muito tempo as aulas atravessaram os dois períodos, entremeadas por orações e longas sessões de trabalhos manuais. Invariavelmente, as crianças eram preparadas para a 1ª Comunhão.

A escola crescia com a cidade. Aos poucos, tornou-se referência de tradição, disciplina e, principalmente, orientação educacional e religiosa - o que, na época, era dado fundamental para a formação. Entre 1938 e 1947, a velha casinha é demolida e, em seu lugar, surge um edifício que toma quase todo o quarteirão, além de reunir as instalações adequadas para o que já se transformara numa grande escola.

Rede Salesiana Brasil

O Colégio Auxiliadora faz parte da RSB (Rede Salesiana Brasil), presente em mais de 130 países. Possui um material didático próprio, considerado de vanguarda por não trabalhar apenas os conteúdos teóricos, mas por desenvolver competências e habilidades, imprescindíveis para a época da sociedade do conhecimento na qual vivemos.

A proposta é fiel aos ensinamentos de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, pois privilegia a formação completa do ser humano; e às intuições educativas de Maria Mazzarello, que assumiu e viveu o Sistema Preventivo de Dom Bosco, entre as jovens, com fidelidade criativa e a riqueza de sua feminilidade. Alicerçados nesse sistema educacional, direção e professores ajudam o aluno a construir seu conhecimento, levando em conta sua realidade psicossocial, na certeza de que ele é sujeito e protagonista de seu próprio desenvolvimento.

Missão
“Educar evangelizando e evangelizar educando, formando bons cristãos e honestos cidadãos, na ótica do Sistema Preventivo de Dom Bosco e Madre Mazzarello.”

Visão
“A ousadia do carisma e do protagonismo Salesiano constroem a esperança social por meio de uma educação inovadora e de excelência.”

Valores

  • Mentalidade de mudança
  • Ética
  • Respeito a diversidade e ao meio ambiente
  • Coração oratoriano:
    - Transcendência e fé
    - Espírito de família
    - Entusiasmo diante da vida
    - Acolhimento
    - Protagonismo
    - Prática solidária
    - Presença educativa
  • Formar e formar-se “Insieme”
  • Trabalho colaborativo
Comentários
Assista ao vídeo