Colaboradores - Tânia Voss

Exclusivo: Emmerson Nogueira fala do amor pelo disco vinil e som analógico

16 de Outubro de 2019

Confira a entrevista exclusiva com Emmerson Nogueira, um dos artistas brasileiros mais completos no mundo musical. Interpreta de forró a música clássica. Um super star que roda o mundo levando sua arte e sem abandonar sua brasilidade. A Turnê 18 anos de estrada, mais amigos e mais canções traz muitas novidades  nos arranjos e repertório.

Em novo show, Emmerson Nogueira apresenta hits com arranjos de arrepiar.

 

Com mais de 2 milhões de CDS e DVDS vendidos, turnês com shows abarrotados em toda a América Latina e um projeto que se tornou fenômeno fonográfico, rendendo 12 álbuns de expressivo êxito comercial e de crítica – o Versão Acústica. Se os números não são suficientes para impressioná-lo, espere até ver um show.

No show de aproximadamente duas horas, Emmerson consegue, através de medleys, passagens ou citações, percorrer boa parte de sua carreira. Afinal, uma coisa é tocar canções de sucesso, outra é transformá-los em versões acústicas com personalidade. E isso Emmerson Nogueira faz com maestria neste novo e memorável show.

Com exclusividade, mais detalhes sobre a vida e carreira de Emmerson Nogueira:

CV - Esse dom para a música começou desde muito pequeno, Comente uma passagem da infância marcante.

 "Comecei a tocar  violão com 14 anos e a passagem marcante talvez tenha sido nessa mesma época quando  decidi deixar de treinar a capoeira para me dedicar mais a música. Na época parecia uma decisão importante pra mim e tenho isso até hj em minha memória. "

 

CV - A versatilidade e a variedade de estilos que você apresenta o torna um grande artista. O que mais lhe agrada? Qual seu estilo preferido?

" Acho que desde a adolescência ouvia muitas bandas e estilos diferentes. Ouvia Beatles e Led Zeppelin da mesma forma em que ouvia Milton Nascimento e Sá & Guarabyra. Ainda sou assim até hoje. Não tenho um estilo preferido e na verdade acho que nunca tive, mas poderia dizer que sempre gostei  de descobrir coisas novas. "

 

CV - Atualmente o que gosta de ovvir em casa? Gostaria de gravar com algum grande nome?

"Em casa tenho vários playlists montados nas plataformas digitais e também no meu computador pessoal pra ter músicas direcionadas pra cada momento. Ainda sim tenho uma paixão por vinis e tiro uma boa parte do meu tempo pra ouvir som analógico também."

CV - Como você vê a MPB hoje? Milton Nascimento está triste com a falta de qualidade musical e os poucos novos talentos, e você? O que acha disso?

"Acho que os novos talentos estão por aí, e todos bem perto da gente. O que acontece hoje é o que sempre aconteceu. A mídia de “massa” não divulga esses novos talentos, pois o espaço, apesar de grande nessa “mídia”, é totalmente preenchido por por poucos artistas, impedindo a circulação de coisas novas e, principalmente, as que não têm grandes investimentos financeiros. Eu diria que é como uma gordura que vai entupindo as veias, impedindo o sangue de circular e, obviamente, o coração pode parar ou enfraquecer. O que acontece é que já está enfraquecido faz tempo. Temos muita coisa boa por aí e é muito fácil descobrir. Hoje, com as plataformas digitais, a pesquisa é imediata e você pode usar todos os recursos para descobrir novos talentos. Eu poderia citar pelo menos uns 50 novos artistas nacionais incríveis e que não são conhecidos do grande público. Atualmente, descobri grandes talentos brasileiros, como o  Pedro Martins, Antônio Loureiro, Daniel Santiago e alguns internacionais. Vale a pena perder alguns minutos e usar os recursos que a tecnologia oferece pra pesquisar sobre música e arte. "- conclui o artista.

Emmerson Nogueira se apresenta no Tom Brasil, em São Paulo no próximo sábado, 19 de outubro 

Comentários
Assista ao vídeo