Notícias - Na Mídia

Como tornar um slogan atraente para a sua marca: a importância de se destacar e se diferenciar

9 de Outubro de 2019

O mundo do marketing distingue-se por oferecer centenas de ferramentas capazes de ajudar as marcas a gerar a sua própria identidade, contactar o seu público-alvo, transmitir uma mensagem... e para tudo isso um slogan atraente é indispensável. Mas nem sempre é fácil descobrir a frase ideal que pode descrever a marca e criar sensações nos consumidores.

O que é um slogan?

O slogan palavra é em si uma palavra em Inglês, que pode ser traduzido como um lema. O conceito, que também pode ser escrito como "eslogan", refere-se a uma frase curta e original.

Um slogan publicitário, que é usado em um contexto comercial como parte do anúncio etem como objetivo a ideia firme de representar algo que seja fácil de lembrar para aqueles que ouvem ou leem.

Fatores que tornam um slogan atraente para os consumidores

A primeira coisa que você tem que pensar é sobre sua marca, quais são suas características, o que você oferece aos seus consumidores? Mas acima de tudo analisar seu alvo e seu mercado. Depois de saber isto será muito mais simples gerar um slogan que impacte.

Com isso não queremos dizer que você deve copiar sua competição, pelo contrário! Você deve ser capaz de se diferenciar deles e oferecer o que seus clientes valorizam sobre seu serviço e marca.

Mas todo slogan atraente deve atender a certas características que o tornam memorável, funcional e acima de tudo, com o qual você obtém o sucesso esperado, então siga estas dicas!

1 - Um slogan atraente é curto e memorável

Sem dúvida, antes de começar você deve sempre ter em mente que a simplicidade e facilidade de lembrar será a chave para o seu slogan.

Uma frase curta e cativante que descreve uma emoção lhe dará a oportunidade de usá-la em qualquer tipo de publicidade que você queira lançar.

A coisa central é que com ele você será capaz de transmitir, em poucas palavras, uma ideia chave.

Você pode usar rimas, jogos de palavras ou, por exemplo, se você fechar os olhos e pensar na Nike, você vai imediatamente relacionar seu slogan: basta fazê-lo (Just Do it), e este slogan tem a ver com o próximo ponto importante.

2 - Criar uma emoção positiva

Sua marca deve estar entre aquelas que são aspiracionais. Ou seja, que seus consumidores a buscam porque ela é desejada, porque ela os lembra de algo positivo que eles querem para suas vidas, que os motiva ou que os torna mais felizes.

No exemplo acima, a Nike usa a motivação para lutar para realizar nossos sonhos, através de atletas (que usam produtos Nike) que conseguiram destacar e transmitir essa paixão.

3 - O melhor do seu produto

Naturalmente, um slogan atraente é aquele que pode comunicar os benefícios de sua marca, destacar suas qualidades, referir-se ao melhor de você, gerar curiosidade sobre seus produtos e, claro, motivá-los a adquiri-la.

4 - Seja realista

Não faças promessas que não possas cumprir. Provavelmente não é uma grande ideia para reivindicar "os preços mais baixos de sempre", a menos que você realmente tê-los (e mesmo assim, há sempre uma chance de que alguém pode ir mais baixo).

Seja honesto em suas reivindicações e não exagere.

5 - Seja Poético

Pense no seu slogan como uma linha de poesia.

Um bom ritmo e fluxo torna mais agradável para ouvir e pensar. Rima ou repetição de palavras de som semelhante ("o melhor bife do estado", por exemplo) também são úteis para transformar seu slogan em um memorável gatilho mental.

6 - Foco no benefício do cliente

Quase todo slogan bem sucedido fornece alguma razão pela qual o cliente gostaria de frequentar o seu negócio em primeiro lugar. O Burger King deixa-o "ter à sua maneira". State Farm é "como um bom vizinho", e DeBeers "diamantes são para sempre".

Todos eles chamam a atenção para um benefício chave do negócio ou produto: personalização, simpatia e longevidade. Mesmo com uma frase simples, você pode realmente encapsular o que torna sua empresa atraente.

Como criar um slogan atraente para a sua marca

Uma das principais chaves para criar um slogan atraente é construir a frase que se parece com um provérbio, criando assim a sensação de "sabedoria popular" com a qual você pode fortalecer a confiança do consumidor e até mesmo espalhar sua propagação.

O mais aconselhável é começar com um verbo, já que desta maneira se pode cumprir o chamado à ação, ainda que este fato não seja totalmente indispensável.

Outra ideia para criar um slogan atraente é que ele complementa o nome da sua empresa, como acontece em: Mabe, o coração de sua casa, ou na Samsung, fazendo o impossível, em português).

E, finalmente, lembre-se de que quanto mais direta for a sua mensagem no seu slogan, melhor será entendida e maior será o impacto.

Comentários
Assista ao vídeo