Colaboradores - Valéria Calente

Cidadania italiana – mudanças à vista?

21 de Setembro de 2019

A mudança de governo na Itália já traz reflexos aos brasileiros interessados na obtenção da cidadania italiana.

O governo atual, conhecido como Conte Bis – porque já existiu previamente e foi reconduzido, do Ministro Giuseppe Conte informou que os critérios para obtenção de cidadania italiana serão revistos.

A Ministra Dell´Interno, Sra. Luciana Lamorgese irá tratar dos assuntos referentes à imigração e cidadania. A Ministra já foi prefeita de Milão onde deu mostra de sua capacidade de gestão.

Tem agora em suas mãos, encontrar o caminho do meio para o problema enfrentrado pela Itália, no que diz respeito à imigração em decorrência de áreas de conflito, em virtude de sua posição geográfica.

Com relação aos brasileiros interessados em obter a cidadania italiana, O QUE MUDA?

Fala-se em revogar o decreto Salvini, que hoje regulamenta a concessão da cidadania, alterando o prazo de análise de pedidos pela via consular, de 2 para 4 anos.

Ocorre que, hoje, na prática, a demora na análise dos pedidos já é muito superior a dois anos em casos de pedidos administrativos, o que vale dizer que irá levar muito mais que os 4 anos eventualmente estabelecidos em lei.

Outro ponto, é a necessidade de, no ponto de partido, ter proficiência na língua italiana, nível B1, para os interessados.

A exigência do conhecimento do idioma objetiva a valorização e difusão da língua e cultura italiana.

Hoje a lei não prevê um limite de gerações, mas a tendência seria o não reconhecimento da cidadania de descendentes distantes sem qualquer relação com o país. Seguindo o exemplo da Espanha, que tem regras bastante rígidas para a concessão de cidadania.

Os valores também deverão ser revistos, para maior.

Se você tem interesse em obtenção da cidadania procure um profissional qualificado para assessoria, dentro dos moldes atuais e mais flexíveis de regras de concessão de cidadania.

Comentários
Assista ao vídeo