Cultura - Educação

Rio-pretense Daniela Penha lança seu segundo livro de histórias de vida com café e bate-papo

11 de Setembro de 2019

A primeira edição do livro “História do Dia - Um olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas”, publicado pela Editora Outras Palavras, foi um sucesso! Lançamento em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, mais de 800 exemplares vendidos e distribuídos, palestras e rodas de conversa! Um projeto de tantas histórias não poderia, então, terminar em uma única edição.

Neste ano, novas trajetórias de vida foram reunidas no livro “História do Dia – Um novo olhar sobre o cotidiano pela trajetória de 50 pessoas”. O primeiro lançamento foi realizado na Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Agora, a escritora e jornalista Daniela Penha vem para São José do Rio Preto, sua terra natal, realizar o segundo lançamento, com café e bate-papo.

O evento será no domingo, 15 de setembro, no Centro Cultural Vasco, às 16h30. Antes da sessão de autógrafos, a jornalista irá realizar um bate-papo sobre a prática de contar histórias de vida, abordando também o Jornalismo Literário, as histórias reais como ferramenta do storytelling, o empreendedorismo no Jornalismo além de outras questões que certamente irão surgir entre os participantes.

 Histórias inspiradoras

Apesar de ambientadas em Ribeirão Preto, as trajetórias retratadas no livro “História do Dia” levam inspiração a qualquer território. São relatos de vida que revelam o fantástico no cotidiano. A profundidade da rotina.

Selma espalha parques inclusivos pela cidade, inspirada pela sua filha Duda, que nasceu com uma má formação congênita e reverteu as expectativas médicas de que teria poucos dias de vida. Duda é uma criança de 10 anos que, agora, pode brincar no parquinho, como outras tantas crianças com deficiência. O projeto de Selma se tornou referência para cidades de todo o Brasil!

Damiana, aprendeu a ler sozinha aos 50 anos; Vilmar, o cadeirante que vende doces e faz amigos na avenida Francisco Junqueira; Fernanda Marx, que espalha seu canto e sua luta pelo Brasil afora; Dona Odete, que transformou um terreno baldio em enorme jardim no bairro Cândido Portinari. Trajetórias inspiradoras, que dão cores novas para o cotidiano e mostram que histórias fantásticas habitam as pessoas comuns.

Jornalista Daniela Penha

Será mais um livro para a lista das obras que os leitores de todo canto não podem deixar de ler. É um pouco da história de cada um que está ali, nas pessoas com as quais nos identificamos e compartilhamos a beleza que mora nas coisas mais simples do dia a dia.

O livro contou com o patrocínio das empresas RibeirãoShopping, Bild e Zanon Odontologia e Saúde. 

 Projeto História do Dia

Os livros são frutos do projeto História do Dia, que conta histórias de vida em um site. Todo mundo tem uma história para contar e toda história tem sua importância: é o lema do projeto que, de fevereiro de 2017 - quando foi lançado - a 5 de janeiro de 2019 contou a história de mais de 300 pessoas de Ribeirão Preto e região. E continua a contar! Todos os dias, no portal www.historiadodia.com.br, a jornalista Daniela Penha conta uma história diferente.

Ela entrevista os personagens e, a partir do que é relatado, escreve perfis de jornalismo literário com suas histórias.

Os personagens são diversos: artistas, mães, vendedores ambulantes, médicos, gente comum! Identidade, memória e jornalismo estão, assim, reunidos nesse projeto que já se multiplicou em dois livros, duas exposições, bates-papos, oficinas, encontros. E vem muito mais por aí! 

 Rio-pretense na capa

A ilustração que estampa a capa do livro “História do Dia” foi produzida pelo artista Lézio Junior, que também vive em São José do Rio Preto. Lézio é o desenhista oficial do projeto. Criou a menininha que é a marca do História do Dia, além das ilustrações que tanto encantam os leitores!

  Serviço:

 Lançamento do livro História do Dia + bate-papo “Histórias reais: como e por que contá-las?” + café

Quando: 15/09

Horário: 16h30

Local: Centro Cultura Vasco (Rua São João, 1840, Boa Vista) 

Programação

16h30: recepção e café

17h: bate-papo

Após o bate-papo: sessão de autógrafos e café

 *Entrada gratuita

Comentários
Assista ao vídeo