Business - Agronegócio

Maurílio Biagi Filho recebe Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros - Japão

6 de Setembro de 2019

O empresário Maurílio Biagi Filho, CEO do Grupo Maubisa, com sede em Ribeirão Preto (SP), recebeu Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão pelas mãos de Yasushi Noguchi, cônsul-geral do Japão em São Paulo.  A cerimônia ocorreu na tarde do dia 4 de setembro, na residência oficial do diplomata, na capital paulista, para um público restrito.

A honraria é outorgada, desde 1983, pelo chanceler do Japão a indivíduos, grupos ou organizações que tenham realizado contribuições significativas para as relações amistosas entre o Japão e outras regiões. Porém, esta é a que inicia as outorgas do primeiro ano da era Reiwa, iniciada dia 1 de maio de 2019, com a sucessão do novo imperador japonês.

Maurílio Biagi Filho ao lado do Cônsul-Geral do Japão e dos outros homenageados
 

Em seu discurso, Biagi Filho destacou que, em sua vida empresarial, trabalhou nos mais variados segmentos, mas sua preferência sempre foi o agronegócio. “O setor agro, principalmente o sucroenergético, acabou me projetando no mundo corporativo. Hoje é o carro chefe da economia brasileira e, para que isso acontecesse, a contribuição da colônia japonesa foi muito importante. Tanto é que foi na presidência da Agrishow, maior feira de Agronegócios da América Latina, que me aproximei ainda mais da comunidade do Japão”, afirma o empresário.

Biagi Filho lembrou ainda que, em 2005, em uma viagem oficial, um grupo de brasileiros do qual fazia parte, levou ao Japão a ideia do combustível etanol para mistura carburante e que, algum tempo depois, esta semente frutificou. “O etanol passou a fazer parte da matriz energética japonesa e, aqui, engenheiros brasileiros desenvolveram em parceria com as montadoras japonesas o primeiro carro flex, permitindo que o Brasil desenvolva o maior programa de combustíveis renováveis e energia limpa de origem vegetal do mundo”, completou.

Antes de entregar o diploma ao empresário de Ribeirão Preto, o cônsul-geral fez um breve discurso, no qual enfatizou a importância de Maurílio Biagi Filho para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro e seu protagonismo na Agrishow. “O Senhor Maurílio Biagi Filho esteve relacionado desde a primeira edição da Agrishow em 1994, contribuindo para que se desenvolvesse como o maior evento de tecnologia agrícola da América Latina. Este evento tem um importante papel na conexão de pessoas relacionadas à área da agricultura, e vem contribuindo grandemente para o fortalecimento da agricultura  e a expansão dos negócios no Brasil. Assim, contribui também para a melhoria de vida dos nikkeis que trabalham no setor”, afirmou o chanceler.

Além de Maurílio Biagi Filho, receberam a homenagem a senhora Harumi Arashiro Goya, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assitência Social; senhor Toshimi Minami, superintendente do Hospital Nipo-Brasileiro da Beneficênica Nipo-Brasileira de São Paulo; senhor Yoshitake Kusakano, presidente do Centro Brasileiro de Língua Japonesa e o senhor Osamu Yamashita, ex-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Colônia Pinhal.

Comentários
Assista ao vídeo