Colaboradores - Thiago Michelasi

Conheça Andrés Sulaimán, empresário mexicano que comanda projeto social criado pelo Papa Francisco

26 de Agosto de 2019

Considerado a capital mais antiga da América do Norte, a capital do México, Cidade do México, é a cidade mais populosa de todo o continente. No classificação mundial, se encontra na vigésima segunda posição, com cerca de oito milhões de habitantes. Com uma população tão numerosa, a capital coleciona diversas histórias de seus moradores.

Com o fenômeno das redes sociais, os mexicanos ganharam uma ferramenta para conhecerem as trajetórias de um aos outros. Uma deles é a do empresário Andrés Sulaimán, neto do famoso presidente do Conselho Mundial de Boxe, José Sulaimán. Natural da cidade, o jovem de 21 anos nasceu em uma família bastante conhecida na cidade.

Os filhos de José Sulaimán são bastante envolvidos com o esporte que ele se destacou, como é o caso do tio de Andrés, o atual presidente do Conselho Mundial de Boxe, Maurício Sulaimán. Devido a esse histórico com o mundo dos esportes, Andrés comanda atualmente o FutVal, programa social da ONG Scholas Ocurrences, criada pelo governo federal mexicano em conjunto ao Papa Francisco I.

“O esporte é fundamental para a reconstrução da sociedade. O esporte, através de seus valores, pode dar início a uma inclusão social entre crianças e jovens, podendo construir uma comunidade entre os participantes. Esses valores devem estar presentes em cada um de nós desde cedo. Atualmente, esquecemos os princípios quando praticamos algo, precisamos cuidar da nossa saúde, não só física, mas também mental”, conta o chefe da FutVal.

Antes de comandar o projeto, Andrés contou com uma longa experiência dentro dos campos de futebol. Atleta da base do América do México, o jovem foi convocado pela seleção de base do país. Por ter praticado o esporte, o empresário acredita que o futebol possa ser uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento social.

“O futebol nos permite transformar o campo em uma sala de aula sem paredes, onde todos os jovens estão integrados e em paz consigo mesmo. Precisamos discutir os princípios sociais para que as crianças os apliquem nos esportes e em suas vidas. Se nos unirmos, construiremos uma educação verdadeiramente transformadora”, relata o filantropo.

Apesar de ser um jovem, Andrés está acostumado a enfrentar grandes desafios. Ao assumir o comando da FutVal, o empresário mostra que sua trajetória pode ir além da prática dos esportes, construindo uma base para o desenvolvimento de inúmeros jovens na sociedade mexicana. 

Comentários
Assista ao vídeo