Viver - Esporte

27º Barretos International Rodeo terá competidores brasileiros, canadenses e norte americano

22 de Agosto de 2019

Começa nesta quinta-feira, 22, o 27º Barretos International Rodeo, competição que reúne as modalidades touro, sela americana, bareback, três tambores e team penning e acontece até domingo, dia 25.

Nas montarias em touro, que tem como premiação uma caminhonete RAM 2500, avaliada em R$ 250 mil, participam os competidores ranqueados pela CNAR – Confederação Nacional do Rodeio, a equipe do Matogrosso, vencedora do Rodeio Interestadual, os três primeiros colocados da LNR – Liga Nacional de Rodeio e também o campeão e o vice-campeão do The American Run, além dos melhores colocados dos principais campeonatos do país. Três canadenses Cole Wesley Young, Jacob Richard Gardner e Wyatt Wade Gleeson e o norte-americano Caleb Christian participam como convidados. 

Na disputa do cutiano a premiação será uma Fiat Toro avaliada em R$ 80 mil. As provas acontecem na arena do Estádio de Rodeios a partir das 18h30 na quinta e sexta-feira, 17h30 no sábado e 15h30 no domingo.   

Rodeio Junior
As provas também começam na quinta-feira com 35 competidores. Um deles é o Mason Spain que tem apenas 17 anos e uma coleção de títulos: duas vezes campeão mundial de Youth Bull Riders Abilene, Texas EUA, campão do Calgary Stampede Canada, duas vezes campeão do Las Vegas Mini Bull, 10 vezes campeão de etapas do Youth Bull Riders Fort Worth Texas e duas vezes campeão estadual júnior do rodeio de Louisiania.  

A categoria feminina é a novidade deste ano e conta com a participação de três competidoras: Bárbara Gabriele, 17 anos, de Uberaba/MG, Ana Clara Barbosa Ribeiro Vieira, 17 anos, de Ouro Branco/MG, e Ana Júlia Valleiras Rodrigues, 16 anos, de Pirassununga/SP.

Parceria pretende exportar campeões brasileiros de rodeio

O sonho do competidor de rodeio é ter em seu currículo o título de campeão da Festa do Peão de Barretos, e com ele, alçar ‘saltos’ ainda maiores em busca de glórias no esporte e compensação financeira também fora do país. Uma parceria entre a Liga Nacional de Rodeio, Os Independentes e a PRCA (Professional Rodeo Cowboys Association), dos Estados Unidos, promete ser mais uma oportunidade de preparação para competidores brasileiros.

O anúncio da parceria aconteceu no próprio Parque do Peão, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), que também anunciou as novidades do Barretos International Rodeo.

A seleção dos competidores se dará a partir de pontuações obtidas durante etapas dos rodeios organizados pela Liga Nacional de Rodeios, sendo a final concretizada na Festa do Peão de Barretos de 2020. Além de campeões de montarias em touros, a intenção do projeto é de formar campeões brasileiros mundiais em modalidades como bareback e sela americana, técnicas com amplo domínio dos norte-americanos.

“Procuramos cada vez mais a valorização do rodeio. Falo que o competidor de rodeio é como um jogador de futebol, que procura jogar em uma base de um grande clube para depois alçar coisas maiores na carreira e até jogar na Europa e fazer seu ‘pé de meia’. O competidor brasileiro sonha a mesma coisa, em ganhar o rodeio de Barretos e disputar competições ainda maiores nos Estados Unidos. A parceria será uma experiência incrível e a realização de um sonho do competidor um dia disputar a final do campeonato promovido pela PRCA”, enfatiza Ricardo Rocha, presidente de Os Independentes.

Os vencedores irão para os Estados Unidos para participar da escola de rodeios e do rodeio Cody Nite Rodeo, por 90 dias. O período visa preparar os competidores com aulas práticas e técnicas com instrutores da associação americana, além de treinamentos para competir nos rodeios da PRCA. “Estamos confiantes e vamos trabalhar em conjunto para o fortalecimento dessa parceria e passo a passo ajudar os peões brasileiros a alcançar o objetivo em se tornar campeões do mundo”, afirmou Antony Barkowiski, diretor de atletas da PRCA, que está em Barretos para acompanhar a competição internacional.

De acordo com Marcos Abud, diretor de rodeio da Festa e presidente da LNR, o intercâmbio é excelente para o rodeio brasileiro e sua renovação. “Vamos proporcionar mais oportunidades para os grandes competidores do país. Serão mais etapas de rodeio de alto nível com a possibilidade real de uma carreira internacional, que garante até uma participação em um curso por 3 meses”, explica.

Boot Camp
Já como fruto da parceria, a Liga Nacional de Rodeio e a PRCA (Associação Profissional de Cowboys de Rodeio) realizaram um curso profissional para competidores do bareback e sela americana. O curso teve como objetivo aprimorar e revelar novos nomes nas duas modalidades e dessa forma, ampliar o número de competidores aptos a disputar rodeios no país e nos Estados Unidos, já que o aperfeiçoamento também abrirá oportunidade para o competidor montar no exterior.

Cerca de 60 competidores participaram do curso que aconteceu no hotel instalado no próprio Parque do Peão. Dois americanos, especialistas das modalidades, foram os responsáveis por ministrar o conteúdo. O professor Bret Franks passou sua experiência na sela americana, enquanto, Health Ford, orientou os participantes de técnicas sobre o bareback. Os dois americanos já participaram de finais da NFR (National FInals Rodeo), final da PRCA que acontece no mês de dezembro em Las Vegas.

“Foram dois dias de cursos técnicos e aulas práticas, e mesmo nesse pouco tempo, compartilhamos dicas e conhecimentos sobre as duas modalidades, como também, aprendemos o que o Brasil pode proporcionar para rodeio no exterior”, explicou Barkowiski, diretor da PRCA.

Comentários
Assista ao vídeo