Notícias - Autoridades

Consulado Americano em São Paulo

13 de Agosto de 2019

Você sabe qual o papel do Consulado? Modernamente, recebe o título de cônsul o funcionário de um Estado responsável, em país estrangeiro, pela proteção dos interesses dos indivíduos e empresas que sejam nacionais daquele Estado.

Diferentemente do diplomata, que é o funcionário encarregado de representar o seu Estado perante um país estrangeiro ou organismo internacional, o cônsul não tem função de representação política junto às autoridades centrais do país onde reside, mas atua na órbita dos interesses privados dos seus compatriotas.

Adam Shub
 

O papel do cônsul é regulado, no plano internacional, pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares, de 1963.

O Consulado dos Estados Unidos da América na cidade de São Paulo, além de tratar dos interesses de cidadãos americanos, é responsável pela emissão dos vistos, em todas as suas categorias.

A cidade de Santos no Estado de São Paulo, em virtude da existência do porto, foi sede primeiro consulado americano no Brasil, fundado, em 5 de abril de 1830, sob o comando do cônsul-geral George Black. O consulado dos Estados Unidos operou em Santos até 28 de setembro de 1963, data em que encerrou suas atividades.

Em 3 de julho de 1915, foi aberto uma representação oficial dos Estados Unidos da América na cidade de São Paulo, a qual era dirigida pelo vice-cônsul Robert L. Keiser.

Devido à sua expansão, o intenso movimento em busca de visto, foi necessária a contratação de novos funcionários e a necessidade de melhorar o atendimento ao público. Assim, o Consulado instalou-se na zona sul de São Paulo, no distrito de Santo Amaro.  O complexo consular abriu ao público em 21 de janeiro de 2004, com todas as operações do governo dos Estados Unidos consolidadas em um único endereço, à Rua Thomas Deloney, nº 381.

Adam Shub é diplomata sênior do Serviço Diplomático dos Estados Unidos e assumiu suas funções como Cônsul-Geral em São Paulo em agosto de 2018. Antes disso, serviu em Bruxelas como Ministro Conselheiro da Missão dos Estados Unidos na União Européia, atuando como Encarregado de Negócios interino entre janeiro de 2017 e julho de 2018.

Shub já ocupou diversos cargos na Europa, no Oriente Médio e na América Latina, incluindo Brasília, onde trabalhou de 1996 a 1999.

Integram a equipe:

Chefe da Seção Econ/Pol:                                               Maxwell J. Hamilton

Chefe da Seção Consular:                                               David Potter

Chefe da Seção de Imprensa, Educação e Cultura:    Stephen M. Stark

Chefe da Administração:                                                Aaron C. Olsa

Chefe interino da Seção Comercial:                              Camille Richardson

Chefe da Seção de Agricultura:                                     Chanda Berk

Chefe da Seção de Imprensa:                                       Philip M. Drewry

Chefe da Seção Cultural:                                               Madelina M. Young-Smith

O Consulado Americano tem muitas informações em seu website, sobre todas as categorias de visto; serviços aos cidadãos americanos e também sobre o relacionamento comercial entre os dois países: Estados Unidos e Brasil, projetos de educação e cultura.

Visite o site e saiba mais. https://br.usembassy.gov/

Comentários
Assista ao vídeo