Informes - Canal Jurídico

TRE promove biometria no estádio do Morumbi

13 de Agosto de 2019

No último sábado (10), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou ação de divulgação da biometria no Estádio do Morumbi, durante a partida entre São Paulo e Santos pelo Campeonato Brasileiro. O público de quase 50 mil pessoas foi alertado, por meio do sistema de som e dos painéis eletrônicos, sobre a necessidade de cadastrar as digitais.

O presidente do TRE, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, esteve presente no estádio e comentou a iniciativa. “É uma ação de cidadania e inclusão social, com o objetivo de chamar o eleitor torcedor para atualizar o seu cadastro”.

Os torcedores terão à disposição um posto de atendimento biométrico no estádio do Morumbi, de 20 a 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 16h30. O local terá três guichês e não será necessário agendar o atendimento.

Neste ano, o TRE realizou mais de 200 ações de atendimento biométrico com instalação de postos temporários fora do cartório eleitoral, em locais como Prefeituras, Câmaras Municipais, shoppings, bibliotecas, postos de saúde, hospitais, fóruns, escolas, igrejas e empresas.

Biometria no Estado

O cadastramento biométrico é obrigatório em 479 municípios paulistas. Os prazos terminam entre os meses de agosto e dezembro de 2019, dependendo da cidade. O cidadão que não realizar o procedimento terá o título de eleitor cancelado. Na capital o procedimento ainda não é obrigatório, mas as pessoas devem se adiantar para evitar filas no futuro. 

Atualmente, dos 33 milhões de eleitores do Estado, 14,5 milhões (44%) ainda não cadastraram as digitais. 

Atendimento

O eleitor pode consultar os postos disponíveis para atendimento no seu município nos canais de divulgação do TRE-SP ou entrar em contato com o seu cartório eleitoral.

Para ser atendido no cartório eleitoral ou em unidades do Poupatempo com serviços eleitorais, o cidadão deve fazer o agendamento on-line e comparecer ao local na data e hora marcada levando consigo documento oficial de identificação, comprovante de residência recente e título de eleitor, caso o tenha.

Agende  on-line o  seu  atendimento.

Veja se a biometria é obrigatória em seu município.

Comentários
Assista ao vídeo