Colunistas - Rodolfo Bonventti

Regina Duarte e Francisco Cuoco em trama que envolve universo sobrenatural

6 de Agosto de 2019

Em 1982, Janete Clair reuniu novamente Regina Duarte e Francisco Cuoco como os principais intérpretes de mais uma novela sua para o horário nobre da TV Globo. Era “Sétimo Sentido”, a história de uma paranormal tímida e discreta, cuja fortuna da família vai parar nas mãos da família do seu grande amor do passado.

Com direção de Roberto Talma e Jorge Fernando, “Sétimo Sentido” foi um dos maiores sucessos de Janete Clair na década de 1980, e um dos grandes trabalhos de Regina Duarte que viveu dois papéis: o da paranormal Luana Cambará e da atriz Priscila Capricce.

Um dos destaques da novela foram as variadas cenas que envolviam o universo sobrenatural, onde de um lado havia a paranormalidade de Luana e do outro a volta na vida das pessoas de sua cidade natal como uma atriz já falecida.

Sétimo Sentido - Regina Duarte

Uma das cenas mais marcantes da telenovela foi a bela cerimônia de casamento, baseada nos rituais ciganos, entre os personagens de Regina Duarte e Francisco Cuoco, que levou a trama a conquistar mais de 60 pontos no Ibope.

O triângulo amoroso central era formado por Regina, Cuoco e Carlos Alberto Riccelli que vivia Rudi, o herdeiro da rica família Rivoredo, e voltava às novelas da TV Globo depois de um hiato de quase oito anos, período em que trabalhos em produções da TV Tupi e da TV Bandeirantes.

A novela teve cenas gravadas em Casablanca, no Marrocos, e foi escrita também pelo novelista Silvio de Abreu, que auxiliou Janete nos quarenta últimos capítulos, quando a autora teve problemas de saúde.

A Censura Federal investiu pesado e cortou várias cenas da telenovela, a maior parte delas envolvendo o romance dos personagens de Regina Duarte e Carlos Alberto Riccelli, apesar da reclamação constante da autora que não concordava com as alterações que era obrigada a fazer.

“Sétimo Sentido” marcou a estréia da grande atriz Nicette Bruno na TV Globo, vivendo a personagem Sara e foi também o primeiro trabalho de Tânia Bôscoli, que interpretava Alba, contracenando em algumas cenas com sua mãe na vida real, a atriz Myriam Pérsia, que vivia Mapy Hilder.

No grande elenco de “Sétimo Sentido” ainda estavam Eva Todor, Cláudio Cavalcanti, Natália do Vale, Armando Bógus, Adriano Reys, Beth Goulart, Fernando Torres, Tamara Taxman, Otavio Augusto, Edney Giovenazzi, Sonia Clara, Liza Vieira, Sebastião Vasconcelos, Miriam Pires, Edwin Luisi, Fernando Eiras, Neusa Caribé, Jonas Bloch, Reynaldo Gonzaga, Jacqueline Laurence, Paulo Guarnieri, Ruth de Souza, Enio Santos, Heloisa Helena, Patricia Phebo e Lajar Muzuris. 

Comentários
Assista ao vídeo