Cultura - Educação

Criadora da Disciplina Positiva fala que não sabia como era ser uma boa mãe

31 de Julho de 2019

A Educadora Parental Telma Abrahão, durante conferência internacional de Disciplina Positiva, na Universidade de Washington, em Seattle, nos EUA, teve a honra de entrevistar a Dra. Jane Nelsen, criadora da Disciplina Positiva, reconhecida mundialmente.

Inspirada nos trabalhos do psicólogo Alfred Adler e do psiquiatra Rudolf Dreikurs, Nelsen criou uma série de princípios e ferramentas educativas e conta para Telma como decidiu começar esse trabalho.

Questionada sobre o porquê de querer aprender uma nova forma de educar os filhos Jane responde: “Porque eu tenho 7 filhos e antes da Disciplina Positiva eu não sabia como ser uma boa mãe, então eu comecei a ter aulas sobre educação infantil e estudei a Teoria Adleriana, que fala como as crianças aprendem sobre auto disciplina, cooperação e responsabilidades, essas aulas simplesmente mudaram a minha vida”.

Jane aprendeu que não precisava de punição para dar uma educação de qualidade aos seus filhos, ela conta que no começo foi difícil porque as pessoas pensavam coisas do tipo “e se não aprender dessa forma”, “se não punir as crianças vão fazer o que elas quiserem”, então explica: “Nós não acreditamos em punição e também não acreditamos em permissividade, mas sim em realmente ajudar as crianças a desenvolverem o auto controle e a  fazerem o que é certo”.

Como o aprendizado mudou completamente o seu modo de educar, Jane decidiu compartilhar o que aprendeu com outras pessoas, foi quando desenvolveu a Disciplina Positiva em 1975, e começou a dar aulas em sua própria casa. Hoje, após 44 anos ela conta como tem sido esse desafio de mudar tantas vidas durante todo esse tempo:

“Eu não sei se tem sido um desafio, mas sim uma experiência de crescimento. A primeira vez que escrevi um livro não tinha ideia que se tornaria tão popular e que a Disciplina Positiva seria espalhada pelo mundo todo, por mais de 20 países. Criei uma associação sem fins lucrativos e ela continua crescendo até hoje”.

Atualmente, Jane tem 82 anos, 22 netos e 14 bisnetos, e é a principal fonte de inspiração para pessoas que querem aprender os princípios da Disciplina Positiva. Confira entrevista completa no link abaixo.

Telma Abrahão é Educadora Parental, especialista em Inteligência Emocional, Analista de Perfil Comportamental e membro certificada da Associação de Disciplina Positiva Americana. Reside na Flórida, nos EUA, onde desenvolveu um curso completo sobre Educação Parental, chamado Processo de Parentalidade Positiva, que abrange várias ferramentas da teoria criada pela Dra. Jane Nelsen.

Entrevista completa no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=pNHe4yGy9JE

Comentários
Assista ao vídeo