Business - Agronegócio

Freitas Café Gourmet: a tradição e o sabor quem vem da família

26 de Julho de 2019

Depois de 50 anos de plantação do primeiro pé de café no Sítio Tomé, surge o Freitas Café Gourmet

 

Para conhecer como surgiu o Freitas Café Gourmet temos que voltar no tempo, mais precisamente em 1967, quando Jair de Freitas Oliveira e Maria Lucia de Oliveira Freitas adquiriram uma propriedade que ficou conhecida como Sitio São Tomé, em Alfenas, sul de Minas Gerais, região conhecida por produzir os melhores cafés do mundo. Quase 10 anos depois, em 1976, Jair resolveu plantar o seu primeiro pé de café.

Freitas Café Gourmet
 

O tempo foi passando e o senhor Jair e a dona Maria resolveram passar a propriedade aos cuidados dos filhos. Por ser o mais velho da turma, Carlos Alberto de Oliveira Freitas, que é cirurgião dentista, mas que passou boa parte da sua infância e juventude na lavoura, resolveu tocar a propriedade dos pais. "Mesmo sendo de uma área completamente diferente, assim como meus irmãos, dois dentistas e um médico, resolvi arriscar, no início foi um susto, pois era uma área totalmente contrária da minha, e muito difícil, pois, além do investimento, estudo, dedicação, você se torna “refém” das intempéries do tempo. Pois bem. Tinha duas alternativas... assumir ou sumir.... optei pela mais difícil, porém, bem mais prazerosa, assumir e fazer o meu melhor, como sempre pautei em minha vida. Então falei com meus irmãos e resolvi que ir para Alfenas para simplesmente “tomar conta” de propriedade não é o que eu quero para mim, produzir café apenas por produzir, não me enchia os olhos...", explica Carlos.

Freitas Café Gourmet
 

Partindo desse principio, em 2018, Carlos resolveu arriscar ainda mais. "Arregacei as mangas e fui buscar o que tinha de melhor e mais novidades em  produtos, insumos, tecnologias, etc, para produzir ou pelo menos tentar, senão o melhor, pelo menos um dos melhores cafés do Sul de Minas Gerais. E consegui, eu acho...", brinca o produtor.

Sítio Tomé em Alfenas-MG
 

Com o café em mãos, ou melhor, em xícaras, surgiu uma outra situação. "Foi uma dúvida (ótima por sinal)...porque não colocá-lo ao alcance dos amigos para apreciá-lo também? E assim foi feito.... aí vem o melhor, os amigos adoraram e todos, sem exceção, foram incisivos..."esse café tem que estar no mercado”....e esse “passo”, estamos começando a dar nesse exato momento", comenta.

Freitas Café Gourmet
 

Agora vamos voltar ao Sítio São Tomé, que hoje produz um café de excelente qualidade. "Nosso diferencial é a qualidade e não a quantidade, sendo observados e exigidos, de todos, agrônomos, funcionários, colaboradores, e, inclusive nós proprietários, toda dedicação e respeito as normas e exigências da excelente prática do cultivo, secagem, limpeza e transporte, para que o Freitas Café Gourmet chegue aos nossos amigos consumidores como excelência em Café", ressalta.

Família Freitas
 

A família Freitas cuida com muito carinho, desde  o plantio, feito artesanalmente, do Café 100% Arábica. A primeira produção se deu efetivamente no terceiro ano após o plantio."Na colheita, temos o cuidado de colher os melhores frutos para produzirmos nosso café. Depois temos a secagem dos grãos, etapa importantíssima também, pois o café “fermenta” muito fácil e, se isso acontecer, jamais teremos um café de boa qualidade. Vencida mais essa etapa, é feita a limpeza (retirar a casca), deixá-lo totalmente puro, sem nenhum resíduo, torrar, moer, quando o cliente optar, e, fazer chegar até nossos amigos consumidores finais", diz.

Carlos Alberto de Oliveira Freitas
 

"Acredito que o café seja uma das bebidas mais apreciadas no mundo e, o café do Sul de Minas Gerais, sem falsa modéstia, o do Sítio São Tomé, o Freitas Café Gourmet está entre os melhores. Não é à toa que nosso lema é: “Freitas Café Gourmet da nossa Familia para a Sua”.

 

Já deu para perceber que a preocupação da família Freitas é servir o melhor café, então, que tal saborear essa reportagem bebendo um delicioso cafezinho?  Ficou interessado, então venha conhecer melhor e, diferente de outros produtos e marcas, esse você compra direto da família. Portanto, entre em contato com o próprio Carlos por meio do telefone (16) 3382 3790 ou com o seu irmão, Jair, (16) 3372 6432. Eles ficam em Matão e São Carlos, no interior de São Paulo, respectivamente, e certamente irão lhe atender muito bem para uma boa prosa.

 

Quem também é um degustador do Freitas Café Gourmet é o apresentador do Balanço Geral SP, da Record TV, Rodrigo Pagliani. 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Pensa em um café ☕ saboroso e diferenciado! Obrigado @carlosaofreitas além de amigo ótimo produtor do #cafefreitas #freitascafegourmet #cafe #gourmet #freitascafe

Uma publicação compartilhada por rodrigopagliani (@rodrigopagliani) em

Comentários
Assista ao vídeo