Notícias - Autoridades

Militares do CMSE retornam para São Paulo após acolher imigrantes venezuelanos

22 de Julho de 2019

Os 450 militares do Comando Militar do Sudeste (CMSE) que atuaram na Operação Acolhida, em Roraima, começarão a retornar para São Paulo na próxima terça-feira 23 de julho às 16h, em aeronaves da Força Aérea Brasileira, na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP). Na ocasião, o Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, presidirá uma solenidade de recepção para os militares, que encontrarão suas famílias depois de 3 meses em missão. Está previsto este retorno acontecer em 7 diferentes desembarques. O primeiro ocorrerá com efetivo de 45 militares.

 Os voluntários que integraram o 5º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima (FT Log Hum-RR) passaram três meses em Boa Vista e Pacaraima acolhendo imigrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade.

Operação Acolhida

Em 2018, o Presidente da República reconheceu a situação de vulnerabilidade no Estado de Roraima decorrente do fluxo migratório provocado pela crise humanitária na República Bolivariana da Venezuela.

Tal imigração em massa resultou no aumento populacional desordenado e imprevisível, na dificuldade de prestação de serviços públicos essenciais e na necessidade de acolhimento a essas pessoas.

 Dessa forma, o Presidente da República autorizou a execução da Operação Acolhida, sob a coordenação do Ministério da Defesa, com o emprego dos meios necessários para o apoio logístico a órgãos públicos, com vistas a cooperar no desenvolvimento de atividades humanitárias no Estado de Roraima.

Como desdobramento, coube ao Exército Brasileiro as missões de realizar ações necessárias ao acolhimento humanitário de imigrantes venezuelanos e coordenar o trabalho de vários ministérios e agências, sendo estabelecida a Força-Tarefa Logística Humanitária em Roraima.

SERVIÇO

1º Desembarque do 5º contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária Em SP

Data: 23 de julho (terça-feira)

Horário: 16h

Local: Base Aérea de São Paulo

Endereço: Av. Monteiro Lobato, 6365 - Guarulhos

Comentários
Assista ao vídeo