Colaboradores - Thiago Michelasi

Dr Bruno Lage defende a importância do acompanhamento médico para um atleta

3 de Julho de 2019

Para se tornar um médico do esporte é preciso, antes de qualquer coisa, gostar desta área. Não basta apenas ter um dos requisitos, é um conjunto. Assim como qualquer profissão, esta também tem suas dificuldades, e é preciso saber lidar bem com elas.

De acordo com o médico Dr. Bruno Lage, que atende alguns jogadores do Clube Cruzeiro é preciso estar por dentro de tudo que envolve o esporte. “O médico de esporte tem que entender o dia a dia do atleta e aprofundar sobre o esporte dedicado por ele. É importante levar o atleta ao seu maior alto nível e prevenindo contra futuras lesões”, explica.

Dr. Bruno Lage
 

Atletas de alto nível normalmente tem mais as recomendações médicas e buscam fazer tudo aquilo que estiver ao alcance para que possam voltar às práticas do esporte, diferente de um “atleta de final de semana”. “Os atletas profissionais respeitam mais os tratamentos, pois têm uma urgência maior de retorno rápido. Claro que tudo depende de uma excelente relação Médico Paciente”, e o Dr. Bruno Lage defende muito esse laço! ( os atletas na Grande maioria das vezes não estão lesionados e vem em busca alta performance com ajuda de fitoterápicos naturais, vitaminas, minerais e uma dieta personalizada)

Entretanto, os atletas, sejam eles profissionais ou amadores, que não respeitam as recomendações médicas podem sofrer sérias conseqüências. “O atleta que não segue as orientações médicas pode ter queda da performance esportiva, ganho de peso e até lesões necessitando ficar afastado muitas vezes por longo período de tempo. “  alerta .

Dr. Bruno Lage
 

Por esta razão é importante ter um acompanhamento médico, sempre que se pratica um esporte. É preciso, antes de começar, saber das aptidões para um determinado esporte, ter conhecimento das condições cardíacas e físicas. Depois é preciso manter o contato médico com o intuito de prevenções através de exames laboratoriais e diete . “Primeiramente é preciso escolher um médico que tenha especialidade e experiência no manejo com atletas amadores e profissionais. Ter acompanhamento é fundamental para se trabalhar com prevenção e caso a lesão ocorra para que tenha o retorno o mais rápido possível e com segurança".

O Dr. Bruno Lage esclarece algumas dificuldades, como por exemplo, o acompanhamento mais rotineiro devido ao grande período de treino e competições do atleta ao longo do ano.

Siga o Dr. Bruno Lage no Instagram: instagram.com/drbrunolage

Comentários
Assista ao vídeo