Colaboradores - Lica Gimenes

Especialista explica como o autocoaching permite otimizar resultados na vida pessoal e profissional

24 de Junho de 2019

 Conseguir auto gerenciar as questões pessoais e profissionais é um malabarismo e uma habilidade que muitas pessoas já conquistaram. No entanto, a vida moderna traz dificuldades para jovens e adultos realizarem alguns dos seus planos de vida e carreira. O autocoaching é uma alternativa interessante para aqueles que buscam atingir objetivos e resolver questões que pairam pela mente há muito tempo.

A coach e palestrante Bia Nóbrega explica que o autocoaching é um processo conduzido pela própria pessoa para maximizar o potencial e obter sucesso em diversas esferas da vida. Ela explica que, para questões específicas, muitas vezes é indispensável consultar um coach e trabalhar nisso por algumas semanas. Contudo, o método é uma forma de conseguir continuar resolvendo questões que afligem o dia-a-dia e desenvolvendo-se sem ajuda externa.

O ponto de partida para todos os processos de coaching e desenvolvimento é o autoconhecimento. É essencial ser honesto sobre quem se é, conhecer as forças e as fraquezas para saber o que pode ajudar ou atrapalhar no atingimento das metas e objetivos, além de entender quais características são imperativas desenvolver. O segundo passo é definir suas metas e objetivos e criar um plano de ação. O ideal é pensar em coisas mensuráveis e importantes, que tenham um plano de execução coerente. "Esse método requer a constante revisão das metas devido ao fato de que estamos sempre mudando e evoluindo, e nossos objetivos podem mudar também", a coach explica. A última etapa consiste na consolidação dos nossos objetivos e especialmente na manutenção dos bons resultados obtidos durante o processo.

Bia Nóbrega  coach, mentora, palestrante e atua há mais de 21 anos na Área de Recursos Humanos em empresas líderes em seus setores.

Existem muitas ferramentas para realizar o autocoaching. Bia afirma que o mais importante deles é "a pergunta poderosa", pois uma vez que haja a reflexão do assunto a ser abordado, o tema já está sendo abraçado pelo consciente e, com os recursos corretos, haverá uma solução para o problema. A leitura também pode ser de grande ajuda e nos próximos meses Beatriz Nóbrega irá lançar um livro com técnicas para o autoconhecimento e uma jornada de 29 dias para as principais áreas da vida.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo