Colaboradores - Lica Gimenes

Startup cria robô capaz de mapear comportamento de colaboradores

24 de Junho de 2019

Qualidade de vida dos funcionários é um tema cada vez mais discutido em empresas mundo afora. Estar feliz e saudável pode aumentar a produtividade e garantir o engajamento da equipe. Também é verdade que dar atenção a essas questões gera um ganho extra para as companhias e foi pensando exatamente nisso que a Hisnëk, primeira startup a desenvolver um benefício corporativo de saúde e bem-estar, criou a robô Ivi (Inteligência Virtual Interativa).

Utilizando a máxima da tecnologia e robotização, a healthtech aperfeiçoou seus serviços e desenvolveu um sistema de video bot capaz de conversar e entender o comportamento de funcionários. Assim, a partir de um relatório entregue mensalmente, é possível analisar se ações de bem-estar promovidas pela empresa estão sendo eficazes e proveitosas para eles. Dependendo do rumo da conversa, a inteligência artificial consegue oferecer conteúdos específicos para a necessidade do colaborador, com total foco na prevenção da síndrome de burnout, ou esgotamento profissional, que acomete 30% dos trabalhadores brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma).

Gigantes como Nokia, Dasa, Alelo, Pirelli e Love Mondays já oferecem o benefício para cerca de 80 mil funcionários pelo Brasil inteiro. "A longo prazo, a ideia é que essa solução, além de melhorar os hábitos dos trabalhadores, também reverta os gastos da empresa, reduzindo tanto as taxas de absenteísmo, quanto as de sinistralidade", afirma Carol Dassie, fundadora e CEO da startup.

Carol Dassie

O negócio surgiu em 2014 e hoje funciona em três pilares centrais: nutrição e alimentação para prevenir e controlar doenças crônicas; saúde mental, com a disponibilização de conteúdos específicos para administração do estresse; e saúde física, criando sugestões de treinos acessíveis e garantindo orientação profissional individual.

"Decidimos ampliar nossa área de atuação devido ao crescente número de profissionais que sofrem de depressão. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima, inclusive, que no ano que vem, essa será a doença que mais vai incapacitar pessoas no mundo", explica Carol. Ela ainda reforça a necessidade em investir em soluções que consigam transformar os ambientes que as pessoas passam, pelo menos, oito horas todos os dias.

A multinacional das telecomunicações Nokia já havia percebido que os principais gargalos no time eram o sedentarismo e a má alimentação. Assim que implementaram o benefício na empresa, Bianca Gois, responsável pela área de Recursos Humanos, percebeu o entusiasmo da equipe. "A receptividade dos produtos da Hisnëk foi muito positiva. Durante a ativação da campanha, pude perceber que muitos colaboradores se interessaram em assinar a caixa de lanches saudáveis para seus filhos também. Isso nos deixa muito felizes, já que é uma mudança de hábito que impacta a família toda", comemora ela. A empresa oferece hoje somente o pilar de alimentação para seu time, mas estuda a possibilidade de rodar o chatbot ainda neste ano.

"A expectativa é que cada vez mais, mais empresas se preocupem verdadeiramente com a saúde daqueles que fazem o negócio acontecer", reforça a CEO da Hisnëk, que está sediada no CUBO, espaço de empreendedorismo mantido pelo Itaú e pelo fundo Redpoint eVentures.

Comentários
Assista ao vídeo