Colunistas - Godi Júnior

O que esperar dos shows do BTS no Brasil neste fim de semana

23 de Maio de 2019

Por Godi Júnior (@godijunior)

O grupo sul-coreano de K-pop BTS, também conhecido como Bangtan Boys, está prestes a desembarcar no Brasil! Neste fim de semana, mais precisamente nos dias 25 e 26 de maio, os meninos do BTS farão duas agitadas apresentações em São Paulo,  no estádio Allianz Parque. 

Os rapazes RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook fizeram história ao se tornarem os primeiros coreanos a apresentarem um prêmio no Grammy Awards. A boy band ocupou o topo da lista Billboard 200 por duas vezes em 2018, com os álbuns Love Yourself: Tear e Love Yourself: Answer.

Os shows fazem parte da turnê Love Yourself: Speak Yourself, que inclui também passagens pela Europa, Estados Unidos e Japão.

Alguém dúvida que os shows serão recheados de momentos alegres, dançantes e emocionantes para o ARMY brasileiro? Nós temos certeza! Mas o que os sortudos que conquistaram esses ingressos podem esperar das apresentações?

Vocês sabiam que no Brasil existe uma turminha muito animada que faz parte do fanbase BTS Brasil Official, dedicado exclusivamente ao grupo e que foi criada em junho de 2016, com o objetivo de informar e entreter o fã do ARMY. A equipe trabalha, voluntariamente, com publicações de tradução e criação própria, atuando nas redes sociais Instagram e Twitter. Também foram criados projetos beneficentes em comemoração a datas importantes para o grupo. O propósito principal é a divulgação do trabalho do BTS.

Por conta disso, o Portal Cartão de Visita News | R7 foi conversar com duas apaixonadas pelo grupo sul-coreano.  Para a equipe do BTS Brasil Official, onde as administradoras têm de 16 a 32 anos, a expectativa é enorme". Acreditamos que será uma experiência sem igual, porque estaremos na presença de ídolos que nós amamos, admiramos e acompanhamos todos os dias, além de sentir na pele a energia de cada música. Assistir ao show do BTS é o sonho de todo ARMY, e quando se vive no Brasil, parece um sonho impossível de ser realizado, afinal, eles estão, literalmente e figurativamente, do outro lado do mundo. Por isso, a expectativa, o nervosismo e a ansiedade são grandes. Não é todo dia que podemos sentir o calor destes 7 meninos especiais, ao invés de somente pela tela do celular. Além da grande expectativa de poder! A cada dia que passa, nosso coração bate mais rápido e o frio na barriga aumenta!", explica a fundadora do fanbase BTS Brasil, em nome da equipe BTS Brasil Official que ressalta que essa expectativa não é só dela. "Somos uma equipe muito unida. Cada uma das integrantes contribuiu um pouquinho para escrevermos esse comentário sobre os meninos, então nada mais justo que dizer que essa é a expectativa da Equipe BTS Brasil Official". 

 

Em cada país que o BTS se apresenta os ARMYs preparam um banner especial. Trata-se de um projeto global e inteiramente planejado pelos fãs, desde a arte até a frase escrita em coreano para o BTS. Depois é enviado para a Big Hit, empresa que dirige o BTS, e apenas após a aprovação que poderá ser utilizado. Em uma parte específica do show, decidida pela Big Hit, são levantados os banners. 
Na música indicada, aparecerão as palavras "ARMY TIME (Hora do ARMY)" no telão. Nesta hora, os ARMYs levantarão o slogan, com o objetivo de transmitir a mensagem, além de ser um momento especial entre os fãs e o BTS. Veja em primeira mão a arte produzida especialmente para o Brasil, organizada pelas seguintes fanbases (ambas do Twitter):
• BTS Brazil twt (25/06)
• ARMY Union Brasil (26/05)
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

[BANNERS] 19.04.25 | A Big Hit aprovou o design final e os banners foram impressos! Esses são os oficiais, organizados pela BTS Brazil Twt (25/05) e ARMY Union Brasil (26/05). Todos os ARMYs, que irão ao show, receberão 1 banner do seu respectivo dia: ▪Dia 25/05 - FOTOS ▪Dia 26/05 - VÍDEO - ▪O que é o slogan/banner? É um projeto realizado pelos fãs, onde em uma parte específica do show, decidida pela Big Hit, são levantados banners/slogans. Na música indicada, aparecerão as palavras "ARMY TIME (Hora do ARMY)" no telão. Nesta hora, os ARMYs levantarão o slogan, com o objetivo de transmitir a mensagem, além de ser um momento especial entre nós e o BTS. - ▪Frases (Tradução) Dia 25/05: 별 단 하나만 필요했던 우리에게 방탄은 은하수를 주었다. (Quando precisávamos apenas de uma estrela, o Bangtan nos deu a galáxia) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Dia 26/05: 너희들은 우리에게 우리 영혼의 지도로 가는 길을 보여줬어. (Vocês nos mostraram o caminho para o mapa de nossas almas) - OBS(!!): Os banners são de graça, então mesmo que você não tenha contribuído financeiramente, todos receberão. Se por algum motivo não receba, procure staffs (funcionários/equipe) para conseguir o seu.

Uma publicação compartilhada por BTS BRASIL (@btsbrasil_official) em

Outro projeto que será realizado nos dias do show é o Pick (By) Yourself. O objetivo é conscientizar e incentivar a coleta de lixo para os ARMYs presentes no Allianz Parque. No total, 4.000 sacolas plásticas serão entregues pelos idealizadores e voluntários. Orienta-se, também, que os fãs levem seus próprios sacos, além de recolherem seu lixo! Toda a explicação desse projeto está neste link (clique aqui). "Estamos participando da organização, junto de outras fanbases também: BTS Brasil Official (nós), Park Jimin Squad, Seokjin Updates, Diário do Seokjin, Yasmin Dutra, BTS Notícia, Julia Toledo, Kim Taehyung Brasil, Portal Park Jimin, BTS Charts Brasil e Love You Joonie", complementa a fundadora do fanbase BTS Brasil.

Outra que também adora os meninos é a pequena Sarah Zihany Pagliani, de 10 aninhos. A filha do apresentador do Balanço Geral SP da Record TV, Rodrigo Pagliani, está muito feliz em poder ver seus ídolos de perto. "Conheci o BTS pelo Youtube, as primeiras músicas que escutei foi IDOL, DNA, Fake Love e gostei muito do jeito que eles cantam e dançam, são lindos! O que mais gosto é o Jimin, mas acho todos os outros maravilhos e fofos", comenta. Sarah explica como conseguiu comprar o ingresso e que sempre acompanha o dia a dia dos garotos. "Queria muito ir para o show e meus pais conseguiram comprar pela internet. Quando recebi a notícia, fiquei muito feliz. Gosto muito de assistir à rotina deles na internet, são engraçados, parecem crianças...  são muito bonitinhos e fofos, se encontrasse com eles falaria que amo eles e sou muito fã".

Sarah Zihany Pagliani
 

Rodrigo Pagliani, que também é vocalista da Banda Caveiras Rock, incentiva a filha e elogia o trabalho feito pelo BTS com as crianças e jovens. "Precisamos incentivar o que os filhos gostam, é uma fase e temos que compartilhar essa relação. É uma forma da família estar mais presente na vida dos filhos. Quanto ao BTS, acho interessante os assuntos que eles abordam, com letras que trazem temas profundos, mas sempre com mensagens positivas. Nas músicas também há conceitos sobre algumas obras de arte, filmes, livros. O último álbum, por exemplo, Map of the Soul: Persona faz ligação com a teoria do psiquiatra Carl Jung. Portanto, o BTS traz a arte (música) de uma maneira lúdica e explicativa aos jovens, diferente de muitos artistas atuais que exploram apenas a sexualidade, drogas e ostentação. 

Rodrigo Pagliani
 

O apresentador explica que por conta da idade da pequena Sarah, é preciso respeitar a política das redes sociais, principalmente no Facebook. "Quando ela entra para assistir, é sempre junto com os pais... uma maneira de estarmos presente e dividirmos esses momentos unidos". 

Alguns trechos de letras do BTS:

“Até o dia de nossa vitória lute! Não se dê por vencido, não desmorone. Isso não acontecerá hoje!”.
"Não seja capturado pelos sonhos dos outros".
"Você não pode fazer eu parar de me amar".

Os ARMYs organizam diversos outros projetos pra serem realizados no show e nas filas. "Há distribuição de lanches, cards (nós também distribuiremos), organização de fanchants para o show, projetos a serem realizados dentro do estádio (ex: mostrar corações para um integrante), e tudo com o objetivo de ajudar o ARMY e trazer felicidade ao BTS também", diz em nota o fanbase BTS Brasil.

Para quem tiver interesse em fazer parte dessa verdadeira família BTS Brasil, inscreva-se nos canais:

@btsbrasil_official (Instagram)
btsbr_official (Twitter)
BTS Brasil Official (Youtube)

Conheça as instalações da casa do BTS no Brasil: 

Comentários
Assista ao vídeo