Colunistas - Rodolfo Bonventti

TV Cultura investe em dramaturgia e surge o Tele Romance em 20 capítulos

24 de Abril de 2019

Em julho de 1981, a TV Cultura resolveu investir também em teledramaturgia no horário nobre e surgiram adaptações de grandes romances nacionais escritas por diferentes autores, inicialmente no horário das 21h e depois às 19h30.

Com direção de Edison Braga, essas mini-novelas tinham de 20 a 25 capítulos e eram exibidas de segunda a sexta-feira, sempre com um elenco de grandes atores que estavam disponíveis no mercado ou então de férias na Globo ou na Bandeirantes, e entre uma novela e outra atuavam nessas adaptações.

Herson Capri
 

A estréia foi com “O Vento do Mar Aberto” uma adaptação de Mário Prata para o romance de Geraldo Santos, a história de um ex- presidiário que ao sair da cadeia vira foco do interesse de uma jornalista. No ótimo elenco as presenças de Herson Capri, Regina Braga, Kate Hansen, Flávio Galvão, Cleyde Yáconis, Maria Isabel de Lizandra, David José, José Parisi, Amaury Alvarez e Edson França.

O segundo tele romance foi “Floradas na Serra”, a premiada obra de Dinah Silveira de Queiroz em uma versão de Geraldo Vietri, totalmente gravado em Campos do Jordão e que abordava os dramas de um grupo de tuberculosos em um sanatório especializado. A adaptação foi o maior sucesso dos primeiros tele romances com Bete Mendes, Amaury Alvarez, Carmem  Monegal, Wálter Breda, Fernando Peixoto, Silvana Teixeira, Marcos Caruso, Ivete Bonfá, Elizabeth Hartmann e Deborah Seabra nos principais papéis. 

A terceira adaptação foi de “O Fiel e a Pedra”, realizada por Jorge Andrade do romance de Osman Lins, uma obra carregada de violência e de intimidações, estrelada por Flávio Galvão, Esther Góes, Leonardo Villar, Cleyde Yáconis, Herson Capri, David José, João Acaiabe, Guilherme Correa e Abrahão Farc.

O Tele Romance seguinte foi “Partidas Dobradas”, uma adaptação de Marcos Rey para a obra de Mário Donato. A história de um casal de idade que se sente abandonado pelos filhos e resolve ir para uma clínica geriátrica. Com Lia de Aguiar e Abrahão Farc encabeçando o elenco que contava também com Arlete Montenegro, Raymundo de Souza, Amaury Alvarez, Sebastião Campos, Aldo César, Deborah Seabra, Sadi Cabral, Edgard Franco, Salomé Parisi e Benjamin Cattan.

Terminando a primeira fase dos Tele Romances, a TV Cultura exibiu “O Resto é Silêncio”, mais uma adaptação de Mário Prata, agora do romance do gaúcho Érico Veríssimo, que contava a história de um escritor que se inspira no acidente de uma bela mulher para escrever uma novela. Carmem Monegal, Fernando Peixoto, Luiz Armando Queiroz, Kate Hansen, Flávio Galvão, Esther Góes, Raymundo de Souza, Maria Luiza Castelli, Enio Gonçalves, Silvana Teixeira e Edson França defendiam os principais papéis.

Um bom investimento da TV Cultura que rendeu à emissora bons índices de audiência e o reconhecimento da crítica pelo bom trabalho apresentado.

Comentários
Assista ao vídeo