Business - Agronegócio

Agrishow 2019: IAC apresenta sua primeira cultivar de amendoim para o mercado de orgânicos

23 de Abril de 2019

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta sua primeira cultivar de amendoim adequada para o mercado de produtos orgânicos. A IAC Top Verde tem grãos de pele vermelha e tamanho pequeno a médio. A nova cultivar desenvolvida pelo IAC tem alta resistência a doenças foliares, possibilitando o cultivo sem uso de fungicida. Neste caso, a produtividade da IAC Top Verde é de até 5 toneladas por hectare, resultado superior ao obtido por todos os amendoins de pele vermelha existentes atualmente. A IAC Top Verde estará exposta na Agrishow 2019, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, interior paulista.

 

O pesquisador do IAC, Ignácio José de Godoy, explica que a IAC Top Verde, ao ser cultivada sem nenhuma aplicação de fungicida, destaca-se de todas as demais do tipo pele vermelha, alcançando alta produtividade. “Porém, se usar fungicida, ela não tem seu melhor desempenho”, diz. Com esse perfil, o IAC top Verde chega como alternativa aos produtores que pretendem aproveitar mercados alternativos. “Este tipo de amendoim hoje representa um nicho de mercado para produtos orgânicos in natura ou confeitados”, afirma.

A alta resistência às doenças além de abrir a possibilidade de alcançar as gôndolas de orgânicos também reduz o custo de produção. A nova cultivar é de porte rasteiro, portanto adequada à completa mecanização da cultura, e tem ciclo entre 130 e 140 dias.

São Paulo produz 80% do amendoim nacional e as cultivares IAC ocupam cerca de 70% dessas lavouras. Agora o Instituto tem sua primeira cultivar na linha de alta resistência que dispensa o controle químico. “A IAC Top Verde é o início de uma sequência para aproveitarmos essa resistência, que veio de uma espécie silvestre”, afirma o pesquisador. O IAC está trabalhando no desenvolvimento de outras cultivares com esse nível de resistências às doenças foliares e com o padrão comercial moderno, que envolve porte rasteiro e grãos de pele clara e tamanho grande. “Embora o principal mercado de amendoim esteja hoje concentrado nos grãos tipo “runner”, com pele clara e grãos de tamanho médio a grande, IAC Top Verde oferece uma opção para produção a um custo menor, para situações em que a cor da pele e o tamanho dos grãos não sejam um pré-requisito, como em produtos em que o amendoim é blancheado (sem pele) ou os grãos são moídos”, diz.

Comentários
Assista ao vídeo