Notícias - Motor

Carros Usados – Dicas de Negociação

10 de Agosto de 2018

Por Rogério Galvão (UnicoDono Portal de Veículos Nonos e Usados) 

Em mais de vinte anos atuando no mercado automotivo tanto de carros novos como de carros usados, vivenciei muitos altos e baixos deste setor. Como tudo no Brasil, as alterações constantes de tributação,  os benefícios fiscais, aumentos e reduções de impostos sobre carros importados  enfim, sempre fizeram deste setor uma incógnita tanto para empresários como para os consumidores do setor.

Exatamente por isso que o mercado de carros usados alterna bons e maus momentos. Muitas vezes quando o governo resolve conceder  benefícios fiscais para estimular a venda dos carros novos a contra partida é a  redução imediata dos preços e da procura dos veículos usados.

O Consumidor precisa estar atento a situação em que se encontra o mercado de veículos no momento em que for negociar seu carro;  Se for negociar um carro novo é preciso atenção nas promoções das montadoras, nas taxas de financiamentos e principalmente o valor pago no seu carro usado na troca (caso seja esse o caso) .

Carros Usados - Dicas de Negociação
Carros Usados – Dicas de Negociação

Por isso , vamos destacar algumas dicas na hora de negociar um Carro novo ou Usado.

Carro Novo :  Dicas de Compra

    • Fique atento as taxas de juros oferecidos por montadoras e financeiras. Faça a conta total de quanto o veículo irá custar no final do contrato. Lembre-se , quanto mais longo o contrato mais juros você irá pagar sobre o veículo. O preço dos carros no Brasil já são um absurdo pela carga tributária e custo de produção etc , e além disso, pagar um carro a “mais” por causa de juros é de “doer” o bolso de qualquer um.
    • Faça a escolha do veículo de acordo com seu gosto mas não esqueça a sua necessidade. Muitas pessoas as vezes fazem escolha na base da pura emoção escolhendo o veículo dos sonhos porém acabam comprando um veículo que não atende adequadamente as suas necessidades. As principais “frustrações” que ocorrem são relativas ao espaço do veículo.  Um exemplo simples  é quando uma pessoa compra um carro Hatch por gostar mais do estilo Hatch , e acaba comprometendo muito o espaço para a família quando precisa pegar uma estrada. Outro exemplo é a escolha de um carro potente porém muito “beberrão” e depois vem o arrependimento por causa do comprometimento do seu orçamento. Essas frustrações de compra irão inevitavelmente gerar prejuízo financeiro, se a pessoa resolver vender o veículo com menos de 2 anos de uso .
    • Se você for oferecer seu carro usado na troca pelo carro novo , o ideal é avaliar pelo menos em 5 Concessionárias diferentes para ver qual o melhor valor a ser ofertado pela concessionária. O Melhor cenário neste caso é tentar vender o seu carro usado diretamente para um particular , pois o valor será melhor, principalmente se o seu carro usado for um veículo de boa qualidade.  Se esse for o caso e se seu carro usado for “Unico Dono” , o melhor local para vende-lo é no site UNICODONO.COM.BR.
    • Se for possível faça sempre um Test Drive do Carro Novo a ser adquirido. Importante no test driveé notar alguns pontos essenciais como a posição de dirigir , o conforto,o espaço interno, espaço de porta malas, suspensão e potência do motor.
    • Faça uma verificação de dados técnicos e relato de proprietários de veículos na internet. Um bom site para isso é o Carros naWeb
    • Não esqueça de fazer uma cotação de Seguro antes de efetuar a compra (evite surpresas desagradáveis)

Carros Usados – Dicas de Compra

      • Assim como no carro novo, também faça a escolha de acordo com seu gosto mas não esqueça a sua necessidade. Mais uma vez é importante repetir este item para compradores de carros usados. Fazer a escolha certa evita perda de dinheiro.
      • Faça uma boa consulta nos portais de classificados não somente para verificar as opções disponíveis, como também para avaliar a média de preço dos modelos que você tiver mais interesse. Anote-as !
      • Você irá notar que haverá muitas variações de preço , mesmo em veículos do mesmo modelo. O que deve ser levado em conta é o histórico do veículo.
      • Verifique a manutenção do carro usado a venda. Solicite ao vendedor as manutenções efetuadas no veículo. Verifique principalmente a questão da periodicidade das trocas de óleo, revisões efetuadas, estado interno do veículo, estado da lataria etc.
      • Uma coisa importante : Veículos com quilometragem alta muitas vezes é mais bem cuidado do que com baixa quilometragem. Primeiramente é preciso entender quanto realmente é uma KM ALTA ?  Um veículo com a manutenção em dia roda tranquilamente 300 mil KM sem problemas . Um Subaru por exemplo roda normalmente 800 mil KM “brincando”  ! Exatamente por isso é importante saber  o histórico de manutenção do veículo.
      • Na medida do possível , solicite um Test Drive no Carro Usado. Sei que muitas pessoas, principalmente se for de particular para particular , ficam com receio de deixar fazer o test drive por causa de alguns golpes que existem no mercado com relação a Roubo. Mas caso você tenha real interesse no veículo , passe tranquilidade a pessoa que está vendendo , mostre sua documentação, apresente suas referências e faça o test drive antes da compra.
      • Ao efetuar o test drive no carro, feche os vidros, teste suspensão , perceba se existe barulhos estranhos no veículo, teste todos os sistemas elétricos, vidros e travas elétricas, ar condicionado. EXAMINE TUDO CALMAMENTE , SEM PRESSA , SEM EMOÇÃO !
      • Se for carro automático, é necessário que você rode uns 10 minutos para que o óleo da transmissão esquente afim de que você perceba trancos na transmissão .
      • Se possível , combine levar o veículo para uma avaliação em um mecânico de sua confiança !
      • Antes do Fechamento : Faça uma Vistoria Cautelar ou Perícia automotiva com empresas especializadas. Esse laudo irá verificar toda a situação do veículo com relação a débitos, sinistros e procedência .
      • Solicite a Chave reserva e Manual do veículo . Isso também é Importante !!

Carros Usados - Dicas de Negociação

Carros Usados : Dicas de Venda

OBS: Na hora de vender seu carro usado para particular ,  alguns detalhes poderão ajudar na questão de melhora do preço . Saiba quais :

      • Anuncie em sites de classificados especializados :  Os sites especializados em veículos costumam trazer um melhor retorno em questão de valor agregado. Vale destacar  a Webmotors e conforme dissemos, se for um veículo de procedência Unico Dono , Publique no site Especializado UNICODONO !
      • Faça boas fotos e em lugar claro.
      • Visual é tudo :  Na hora de publicar fotos nos sites e ou apresentar seu carro usado a um potencial comprador , apresente-o o mais limpo possível tanto na parte externa como também a parte interna.
      • A parte interna limpa e sem odores é Fundamental. Os clientes são exigentes e muitas pessoas perdem a venda de um carro usado exatamente por esse desleixo .
      • Cheiro de cigarro dificulta a venda !  Se você é fumante e costuma fumar dentro do veículo , recomendo efetuar uma boa higienização interna e após a essa higienização, aplicar algum método de redução de odores. Eu recomendo a Sanitização com Ozônio nesses casos.
      • Cuidado com pneus carecas : Comprovadamente compradores são reticentes em adquirir veículos com Pneus carecas.
      • Já deixe separado, todas as notas e anotações contendo o histórico de manutenção do veículo e apresente ao interessado.
      • Apresente o Manual e a chave reserva do veículo (caso tenha… o ideal é ter)
      • Ofereça um test drive ao real interessado. Mas antes disso tome todas as precauções , solicite documento do interessado, anote os telefones da pessoa e caso tenha confiança total na pessoa ai sim permita um test drive.
      • Antecipe-se : O ideal é ja fazer uma Vistoria Cautelar quando pensar em vender o carro . Isso com certeza irá trazer muito mais segurança ao comprador , ou seja aumenta e muito as chances de venda rápida.
      • Por causa de alguns golpes com anunciantes , importante tomar algumas precauções como :
      • Nunca receba pessoas estranhas, dentro de sua casa. O Ideal é marcar para mostrar seu carro em algum lugar público e sempre acompanhado de mais alguma pessoa. Não tenha receio de solicitar a documentos de um potencial comprador e se possível tentar verificar a pessoa antes do fechamento .
      • Não Receba pagamentos em dinheiro e sim depósito em conta !  Não corra riscos desnecessários. Somente entregue o veículo e documentação após a confirmação completa do pagamento do veículo em sua conta.
      • Na medida do possível tente programar a venda do seu veículo antecipadamente : Quanto mais pressa para vender menor é o preço apurado e vice-versa.

OBS: Procurei relatar diversas dicas com relação a carros usados porque esse é um mercado gigantesco e que movimenta muito dinheiro todos os meses . São vendidos em torno de  3 vezes mais carros usados todos os meses do que carros novos. E onde tem muito dinheiro, infelizmente, também tem pessoas má intencionadas.  Por isso acredito que nada melhor do que informação e conhecimento para combater esses problemas.

Espero ter ajudado

E se puder Assinar nosso canal no Youtube , sou muito grato

Comentários
Assista ao vídeo