Colunistas - André Garcia

Segurança Viária: Balanço mês de junho

13 de Julho de 2018

 

Ação pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Foto: André Garcia

Projeto atendeu ETEC´s de Cubatão, Apiaí e Fernandópolis, além do Movimento Paulista de Segurança de Trânsito

Apesar do mês de junho ter sido curto, devido a greve de caminhoneiros, normalizando o abastecimento de combustível só  na segunda semana do mês e Copa do Mundo, o Projeto Motociclismo com Segurança atendeu quase duas mil pessoas nas ETEC´s de Cubatão, Apiaí e Fernandópolis.

Além do atendimento as ETEC´s dado a parceria com o Centro Paula Souza, já divulgado aqui no R7, click aqui, o Projeto atendeu o Movimento Paulista de Segurança de Trânsito com a Yamaha em importante ação também na cidade de Fernandópolis.

Movimento Paulista de Segurança de Trânsito iniciou os trabalhos em 2016 e em sua primeira fase realizou convênio com 15 municípios, dentre eles Fernandópolis que já conseguiu importantes avanços na informação e segurança de sua população.

ETEC Cubatão

Durante palestra para alunos. Foto: Prof. André Fabiano de Castro Vicente

A cidade com grande parque industrial, é lembrada por sua poluição que na década de 1980 foi considerada pela ONU como a cidade mais poluída do mundo.

Todavia, com a união das indústrias, sociedade e governo, a cidade conseguiu controlar 98% do nível de poluentes no ar e em 1992 recebeu da ONU o título de “Cidade-símbolo da Recuperação Ambiental”.

Muita atenção e interação dos alunos. Foto: André Garcia

A ETEC de Cubatão, além do curso técnico integrado ao ensino médio, oferece cursos técnicos com grande demanda na região é concentra grande indústrias químicas e centenas de empresas de logística e transportes:  administração, logística, informática e meio ambiente.

ETEC Apiaí

Apiaí é reconhecida oficialmente pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, como um município turístico, oferecendo diversos atrativos, que vão de esculturas em argila, cavernas, cachoeiras, mirantes, trilhas para off road, além de ser cortada pela rodovia SP-250 que integra o Rastro da Serpente, destino certo para os amantes do motociclismo devido a paisagem e mais de 200 curvas.

Alunos demonstração grande interesse pela matéria. Foto: Prof. Dimas

A região localizada no Vale do Ribeirão foi declarada pela UNESCO como “Reserva da Biosfera do Patrimônio Mundial”.

Duas informações importantes: é considerada a segunda cidade mais fria do Estado de São Paulo durante o inverno, pude sentir isso na minha estadia, e em seus primórdios nos anos de 1770 explorava e cunhava ouro, valendo a visita no Parque Morro do Ouro, click aqui para ler.

Durante aula de ponto cego. Foto: Prof. Dimas

A ETEC de Apiaí oferece curso de administração integrado ao ensino médio, administração, recursos humanos, turismo receptivo e telecurso técnico em parceria com a Fundação Roberto Marinho no curso de administração focado em gestão e negócios. 

Durante demonstração de frenagem onde é explicado a importância do uso correto dos freios

ETEC Fernandópolis

Situada a noroeste do Estado de São Paulo, seu nome é homenagem a Fernando Costa, interventor federal que governou o Estado entre 1941 à 1945.

Primeira das três apresentações para 400 alunos da noite

Sua história está ligada a criação de gado de Minas Gerais e sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), servindo de ligação para conduzir as tropas e o gado a São José do Rio Preto e Barretos, forte entreposto de comercialização, reduzindo o trajeto então utilizado, via Uberaba e aproveitando o rio Paraná, formando assim a Estrada Boiadeira.

A cidade é economicamente agrícola, industrial e comercial. Grande destaque para a cultura de cana-de-açúcar.

Durante aula de ponto cego. Alunos participam sentando ao volante. Foto:  Lister 

Foi a maior ETEC visitada até o presente, com três ações (palestra, demonstração de frenagem  e aula de ponto cego) atendendo 1.100 alunos, a escola oferece 13 cursos que destaco: Açúcar e Álcool,  Agrimensura, Segurança do Trabalho, Mecanização Agrícola, portanto com foco para atender a demanda da região, para ver o restante, click aqui.

da esquerda para direita: Gislaine, Alcides (Diretor do Trânsito), André Garcia e Reinaldo Peres

Assim que Segurança do Trabalho soube da minha presença na cidade, foi marcado de última hora e não poderia deixar de atender a Usina - Alcoeste Bioenergia Fernandópolis S/A, realizando palestra, demonstração de frenagem e aula de ponto cego para 23 funcionários e colaboradores que utilizam motocicleta diariamente.

Funcionários e colaboradores que receberam importantes informações de segurança viária. Foto:  Vinícius - Seg Trabalho

Por fim, foi possível atender a prefeitura que por meio da Secretaria de Trânsito realizou ação de blitz para os motociclistas pelo Movimento Paulista de Segurança do Trânsito, contando com apoio da concessionária Yamaha Aza Motos que realizou o moto check-up que consiste na verificação de 13 itens de manutenção da motocicleta e da Yamaha que patrocinou minha ida para atender a ETEC e instruir os motociclistas enquanto suas motos passavam pela vistoria. Vale lembrar que Fernandópolis aderiu ao Movimento Paulista desde a primeira fase, fazendo parte do seleto grupo de 15 municípios do Estado a realizar ações de segurança de trânsito desde o início dos trabalhos como já informado acima.

Movimento Paulista de Segurança do Trânsito com Prefeitura, Aza Motos e Yamaha. Foto: André Garcia

Todas essas ações foram possíveis graças ao patrocínio da Yamaha Motor do Brasil, como já divulgado aqui. Click aqui e saiba mais sobre ações institucionais. 

Todos unidos pela segurança. Secretário de Trânsito Ederson Cabelo presente na ação. Foto: Sheila - Aza Motos

Um agradecimento especial aos coordenadores André da ETEC Cubatão, Dimas da ETEC Apiaí e a Diretora Valdete da ETEC Fernandópolis que foi uma entusiasta desde a divulgação da parceria com Centro Paula Souza. 

André Garcia após demonstração de frenagem com a Prof. Valdete - Diretora da ETEC Fernandópolis

Agradeço a Secretaria de Trânsito de Fernandópolis que interditou a rua para demonstração de frenagem aos alunos da ETEC e a Prefeitura de Apiaí que também interditou a rua para importante ação de segurança. 

Fotos ETEC Fernandópolis

Fotos Movimento Paulista/Moto Check-up Fernandópolis

Fotos Usina Alcoeste

Fotos ETEC Apiaí

Fotos ETEC Cubatão

Comentários
Assista ao vídeo