Colunistas - Rodolfo Bonventti

O mago das 19h apresenta Marron Glacê, mais uma divertida novela

27 de Abril de 2018

Cassiano Gabus Mendes foi um dos criadores da TV Tupi e da televisão no Brasil, e ao se transferir para a TV Globo nos anos 70, se transformou no mago das comédias românticas e divertidas do horário das 19 horas.

Em “Marrom Glacê”, o roteiro misturava muito bem o humor com o drama, em uma história que tratava da rotina de um bufê e de uma vingança particular de um garçom contra os atuais donos do empreendimento.

Foram 180 capítulos com direção de Gonzaga Blota e do também ator Gracindo Junior e que ficaram no ar de agosto de 1979 a março de 1980, com bons índices de audiência e algumas capas das principais revistas sobre TV da época.

Para melhor interpretar os garçons que tinham papéis de destaque na trama de Cassiano, os atores Lima Duarte, Armando Bógus e Laerte Morrone chegaram a fazer um curso básico em uma escola especializada em treinar esse tipo de profissional.

A novela também soube equilibrar bem atores veteranos como Lima Duarte, Yara Cortes, Armando Bógus, Ary Fontoura, Dirce Migliaccio, Tereza Rachel, Ema D’Ávila e Laerte Morrone com atores jovens no principio de carreira como Ricardo Blat, João Carlos Barroso, Denise Dummont, Myrian Rios, Heloisa Millet e Mila Moreira.

O casal central ficou com Paulo Figueiredo interpretando o vingativo garçom Otávio e Sura Berditchevsky no papel de Vanessa, a filha mais nova de dona Clô (Yara Cortes), a dona do bufê Marron Glacê. Para completar o triângulo amoroso a outra filha de Clô, Vânia, vivida por Louise Cardoso.

O ator Laerte Morrone vivendo o impagável maitre Waldomiro e as veteranas atrizes e comediantes Ema D’Ávila (Beá) e Dirce Migliaccio (Angelina) foram os grandes destaques da novela e conquistaram o público com as várias cenas de humor que protagonizaram no decorrer da novela.

Uma participação muito especial no decorrer da história foi do estilista Clodovil Hernandes, que depois faria novamente essas investidas em outras novelas. Aqui ele contracenava com a personagem de Mila Moreira, em sua estréia como atriz depois de brilhar nas passarelas, inclusive como modelo das roupas de Clodovil.

O sucesso da novela no horário das 19h da TV Globo, com altos índices de audiência, levou a emissora a vendê-la para muitos países, entre eles Itália, Portugal, Suíça, Argentina e Chile.   

Comentários
Assista ao vídeo