Cultura - Cinema

ROAD-MOVIE EM BUSCA DE SENTIDO

29 de Agosto de 2017

Após lançamento em junho, o Cine-Conversa Aliança Francesa, chega a segunda edição com a exibição do filme “Em Busca de Sentido”, com a participação do administrador e cineasta francês Marc de la Ménardière. Realizado a partir do financiamento de internautas, esse road-movie é direcionado para o público que valoriza novos aprendizados e está em busca do bom-senso.

“Em Busca de Sentido” conta a história de Marc e Nathanaël, dois amigos de infância que decidiram largar tudo para iniciar uma jornada em busca da solução dos questionamentos sobre os caminhos do mundo. Equipados com nada mais a não ser uma câmara pequena e um microfone, eles tentam revelar as causas da atual crise no mundo e descobrir um caminho para gerar mudança encontrando filósofos, professores, militantes ecologistas e guardiões de culturas antigas. A jornada dos jovens pelos continentes serve para que eles repensem sua relação com a natureza, com a felicidade e com o sentido da vida - uma busca que transmite confiança na nossa habilidade de gerar mudança no mundo começando por nós próprios.

Filmado com poucos recursos, autoproduzido e auto distribuído pela associação Kamea Meah, ‘Em busca de sentido’ nasce graças à generosidade de cerca de 1.000 internautas numa campanha para levantar fundos na plataforma Touscoprod: eles confiaram e esperaram um ano antes de ver o filme terminado. Marc e Natanael também receberam ajuda espontânea de muitos músicos, tradutores, técnicos, designers gráficos e outros benfeitores que ajudaram a chegar ao fim desta aventura com uma qualidade muito profissional.

Depois de um lançamento nos cinemas em 28 de Janeiro, o que não foi planejado inicialmente, ‘Em Busca de Sentido’ atraiu mais de 100.000 espectadores na França, Bélgica e Suíça. Este filme interessa tanto a geração ‘desiludida’, entre 25-35 anos que se identifica com a viagem de Marcos e Natanael, quanto aos aposentados e estudantes que buscam algum sentido. A distribuição do filme se deu de forma colaborativa com o apoio de uma comunidade muito colaborativa constituída de redes associativas, cidadãos engajados que organizaram cerca de 500 cine-intercâmbios desde janeiro. Estes encontros com o público oferecem um espaço de discussão livre em torno da transformação da sociedade e viagem interior de cada um. Estes são também grandes oportunidades para destacar as iniciativas locais para a transição ambiental e humana.

 

Marc de la Ménardière

Formado na escola de comércio, Marc de la Ménardière se torna, aos 26 anos, desenvolvedor de negócios em Manhattan. Por causa de um acidente ocorrido pouco antes da crise de 2008, ele repensa sobre seu modo de vida e o sistema econômico que participa. Ele parte então para uma busca de sentido, que muda radicalmente sua percepção de si mesmo e do mundo.

 

Cine-Conversa Aliança Francesa

Lançado durante o Festival Varilux de Cinema Francês, o Cine-Conversa concretiza um antigo desejo da Aliança Francesa em transformar o espaço do Teatro em um cine-teatro, promovendo não só mais uma linguagem artística, mas também trazendo novamente para a rua a sala de cinema que ficou hoje praticamente restrita a centros comerciais. Estar no centro da cidade e resistir como um teatro já são grandes desafios. O resultado desse investimento no coração da cidade é visível com o crescimento do interesse do público e da renovação do entorno, com aposta de novos comerciantes instalados recentemente na Vila Buarque.
 
Fazer cinema nesta sala, tão importante historicamente, vai também ao encontro desses esforços de resistência, da possibilidade de ocupar a rua e o Centro de São Paulo com uma programação cultural de qualidade, voltada ao audiovisual e ao debate qualificado sobre temas da contemporaneidade que mobilizam as questões humanas no século XXI

 

SERVIÇO
Cine-Conversa Aliança Francesa

Segunda-feira 25/09, às 19h

Exibição do filme En Quête de Sens (Em Busca de Sentido), de Marc de la Ménardière e Nathanaël Coste

França | 2015 | 87min | em francês (legendas em português)

Seguida de debate com a presença do diretor Marc de la Ménardière

Trailer : http://aquestformeaning-themovie.com/
Teatro Aliança Francesa

Rua General Jardim, 182 (próx. Metrô República)

Gratuito, retirada de ingressos 1h antes na bilheteria do Teatro

www.teatroaliancafrancesa.com.br

 

Comentários
Assista ao vídeo