Colunistas - Rodolfo Bonventti

Uma história de amor com muito suspense eleva a audiência das 18 horas

3 de Agosto de 2017

 

Em outubro de 1978, uma brilhante adaptação de Manoel Carlos do romance de Carolina Nabuco, “A Sucessora”, levantou a audiência do horário das 18 horas e se tornou um dos maiores sucessos da emissora, tanto por parte do público como da crítica especializada.

 

Com uma produção muito bem cuidada e que reproduziu com requinte o Rio de Janeiro dos anos 20, a novela criou um grande clima de suspense em volta de uma grande história de amor entre um rico viúvo e uma jovem do interior que vem ocupar e substituir a sua primeira mulher, que foi e ainda é admirada por todos que transitam pela mansão em que ela viveu.

 

Com 125 capítulos, “A Sucessora” conquistou o público, principalmente o feminino, logo no primeiro capítulo, um público que justamente havia se decepcionado com a sua antecessora, “Gina”, uma das mais baixas audiências no horário das 18 horas.

 

A direção perfeita de Herval Rossano e Sérgio Mattar também contribuiu muito para o sucesso da novela que teve no trio principal: Susana Vieira (a jovem Marina), Rubens de Falco (o rico Roberto Steen) e Nathália Timberg (a governanta Juliana), outro destaque pelas grandes interpretações dos três.

 

Os figurinos, principalmente das atrizes, foi outro ponto muito positivo da trama, com Susana Vieira e Arlete Salles exibindo um modelo diferente a cada capítulo. Muitas festas como o Carnaval e um baile à fantasia também deram um toque diferente para uma novela passada na década de 20 e exibida no horário das 18 horas.

 

O suspense lembrava um pouco grandes clássicos do cinema como “Rebecca, a Mulher Inesquecível”, filmado brilhantemente por Alfred Hitchcock, ou mesmo alguma história do mestre do suspense na grande tela.

 

No grandioso elenco, muitos atores se destacaram por seus trabalhos marcantes. Além de Nathalia, Rubens e Susana, merecem ser pontuados os trabalhos de Arlete Salles como Germana; Liza Vieira que era a espevitada Adélia; Paulo Figueiredo vivendo o primo Miguel; Ary Coslov como Munhoz e Miriam Pires interpretando dona Guilhermina.

 

Vendida para mais de 50 países, “A Sucessora” tinha ainda no elenco os nomes de Kadu Moliterno, Mário Cardoso, Carmen Monegal, Célia Biar, Jorge Cherques, Sonia de Paula, Paulo Pinheiro, Rosana Penna, Beatriz Veiga, Francisco Dantas, Ankito, Tetê Pritzel, Marcus Toledo, Sidney Marques, Patricia Bueno e Munira Haddad.

 

Foto 1 - Rubens de Falco, Susana Vieira e Nathalia Timberg nos principais papéis

Foto 2 - Susana Vieira em um de seus melhores trabalhos na TV

Foto 3 - Um grande elenco na obra de Manoel Carlos que se saiu muito bem

Foto 4 - Rubens de Falco e Susana Vieira tiveram muita sintonia na novela

Foto 5 - Arlete Salles e Kadu Moliterno formavam um dos casais da história

Foto 6 - Nathalia Timberg em uma brilhante  interpretação da amarga governanta

Foto 7 - Liza Vieira e Mário Cardoso formavam outro par da novela

Comentários
Assista ao vídeo