Colunistas - Rodolfo Bonventti

Silvio de Abreu estréia na TV Globo com São Paulo como principal cenário

8 de Julho de 2017

A estréia do autor Silvio de Abreu na TV Globo foi em setembro de 1978, com a comédia romântica “Pecado Rasgado”, no horário das 19 horas, novela que teve a direção de Régis Cardoso, com Aracy Balabanian e Juca de Oliveira revivendo na emissora carioca o par romântico que viveram em novelas da TV Tupi.

Foi Silvio de Abreu quem criou na TV Globo a idéia de produzir suas novelas tendo a cidade de São Paulo como cenário, contrapondo o que acontecia na emissora até então que tinha todas as suas novelas gravadas no Rio de Janeiro.

No enredo, o envolvimento da psicóloga Teca, que trabalha com jovens e é uma mulher batalhadora e independente, com um executivo viúvo e quarentão, Renato, por quem a cunhada Stela também é apaixonada e tem um ciúme doentio. 

Em um elenco que reunia nos principais papéis veteranos como Aracy Balabanian como Teca, Juca de Oliveira vivendo Renato, Renée de Vielmond como Stela e Armando Bógus no papel de Nélio, a novela também destacava um núcleo jovem importante para a trama, comandado por Nádia Lippi e Ney Sant’Anna, que estrearam na emissora nessa novela.

Um grande elenco, com mais de quarenta atores na história, fez com que o autor tivesse que criar muitas situações ao mesmo tempo, o que acabou comprometendo um pouco o bom andamento da novela que registrou bons índices de audiência, mas não repetiu o sucesso de “Te Contei?”, sua antecessora no horário.

Com os primeiros capítulos com várias cenas gravadas em Paris, principalmente na Torre Eiffel, com os personagens de Aracy e Juca de Oliveira, e depois em Buenos Aires, “Pecado Rasgado” foi uma novela que teve um orçamento maior que todas as novelas que a antecederam no horário das 19 horas.

Com uma abertura bastante criativa, embalada pela música "Não Existe Pecado ao Sul do Equador", interpretada por Ney Matogrosso, a novela foi um sucesso em termos de vendas de LPs, já que a trilha sonora caiu mais no gosto do público do que a própria novela.

No grande elenco, além dos atores já citados, tinham destaque também Edwin Luisi, Renata Fronzi, Rogério Fróes, Eloisa Mafalda, Kátia D’Angelo, João Carlos Barroso, Neuza Amaral, Felipe Carone, Cláudio Cavalcanti, Lúcia Alves, Yara Cortes, Myrian Rios, Carlos Gregório, Élida L’Astorina, Oswaldo Louzada, Roberto Bonfim, Ida Gomes, Telma Elita, Enio Santos e Lady Francisco, entre outros.

Foto 1 - O logo da novela que estreou em setembro de 1978

Foto 2 - A novela marcou a estréia do autor Silvio de Abreu na Globo

Foto 3-  Aracy Balabanian e Juca de Oliveira formavam o par central

Foto 4 - Renée de Vielmond era outro destaque no elenco da novela

Foto 5 - Ney San'anna e Nádia Lippi comandavam o núcleo jovem

Foto 6 - Armando Bógus vivia Nélio, outro destaque na novela das sete

Foto 7 - Cláudio Cavalcanti e Nádia Lippi em cena da novela

Foto 8 - Juca de Oliveira, Aracy Balabanian e Ida Gomes em cena

Comentários
Assista ao vídeo