Viver - Saúde

As maiores dúvidas sobre bichectomia

20 de Junho de 2017

A cada dia mais, as pessoas procuram soluções menos invasivas, possíveis, para ?ajustarem? seu corpo e rosto àquilo que desejam. Ultimamente, estamos lendo bastante sobre a ?bichectomia? em revistas, sites e redes sociais.

Sim, você não leu errado! A bichectomia é sim uma cirurgia, mas pode ser realizada em 40 minutos, no próprio consultório de um dentista que faça o procedimento.

Apesar de estar lotando nossas timelines apenas atualmente, essa cirurgia não uma novidade. O procedimento é bem antigo (desde a descoberta da ?Bola de Bichat?, que é a estrutura adiposa retirada em cirurgia, desde 1802), mas só após famosos a realizarem que tornou-se bastante conhecido e procurado.

A cirurgia plástica, chamada ?bichectomia?, é a retirada de gordura das bochechas, chamada ?Bola de Bichat? (todo mundo tem, por mais fino que o rosto seja!). O procedimento era feito em pessoas que mordiam muito a bochecha e por isso acabavam lesionando bastante e até gerando sangramentos diários. Como consequência, notava-se o afinamento do rosto. E dai, a gente, que não é bobo nem nada, apelou para a cirurgia por caráter estético e em busca do rosto fino!

O resultado da cirurgia é permanente?

Sim. São baixos os índices de recidivas. Mas cuidado, essa região do rosto costuma perder gordura com o passar da idade e a retirada dessas bolsas pode desencadear uma aparência mais envelhecida. Portanto, consulte seu médico ou seu dentista antes de definir o que você realmente deseja, uma vez que a cirurgia é irreversível.

Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia é considerada relativamente rápida, variando entre 40 minutos até uma hora e meia.

Ficam cicatrizes externas?

Não. A cirurgia de bichectomia é intraoral, ou seja, o corte (incisão) é feito dentro da boca.

O procedimento é doloroso?

Não. A região é anestesiada (anestesia local) podendo ou não o paciente ser sedado. O profissional é quem definirá o que for mais indicado. 

Existem riscos de complicações?

A cirurgia apresenta riscos. Se for feita por um profissional não qualificado, há possibilidade de complicações e riscos comuns a qualquer cirurgia, como sangramentos e infecções. Embora menos frequentes, podem ocorrer: assimetria da face, lesão de nervo e estruturas adjacentes, podendo até provocar uma paralisia facial.

O pós-operatório da bichectomia é igual ao da cirurgia para retirada dos sisos?

Sim. É comum ocorrer um inchaço na região devido ao corte cirúrgico e que pode ser tratado com o uso de compressas de água fria. O consumo de alimentos cítricos deve ser evitado, dando preferência para alimentos gelados e pastosos para acelerar a cicatrização. Basta seguir as orientações do profissional.

Quando tempo leva a recuperação?

Uma semana em média é o suficiente, sendo também permitido o retorno às atividades normais após este período, às vezes até antes. Enquanto isso, repouso e a não exposição ao sol podem ser necessários.

Não esqueça de que, para que ocorra tudo bem durante a cirurgia e após, é preciso muita atenção na hora de escolher o profissional.

Muitos famosos já aderiram ao procedimento. O Prof. Dr. Thales Wilson Cardoso ensina técnicas avançadas para médicos e dentistas de todo país, América Latina, EUA e Europa e realizou o procedimento na Youtuber Fabi Santina e na Blogueira Helo Dela Rosa.


Tem interesse em saber mais sobre a cirurgia de bichectomia? 

Entre em contato e agende uma consulta.

ITCO - Instituto Thales Cardoso de Odontologia
Endereço: Rua Antônio de Macedo Soares, 1697 - Campo Belo
Redes sociais: @drthaleswilson - Instagram
@drthales - facebook

 

Comentários
Assista ao vídeo