Colunistas - Rodolfo Bonventti

ETERNA MEMÓRIA - PAULO MACHADO DE CARVALHO

26 de Maio de 2017

O Marechal da Vitória

  

O advogado, empresário e homem de TV Paulo Machado de Carvalho nasceu na capital paulista e se formou em Direito na Faculdade do Largo São Francisco.

A paixão pelo rádio começou no final da década de 20, e em 1931 ele comprou a Rádio Record e criou a Associação das Emissoras de São Paulo. Não se importava em selecionar músicas, arquivar discos, criar e dirigir programas, além de administrar a emissora como seu proprietário.

Em 1944 comprou a Rádio Panamericana, que em 1965 mudaria seu nome para Rádio Jovem Pan. Do sucesso em suas empreitadas no rádio passou para a televisão, inaugurando a terceira emissora de TV de São Paulo, a TV Record em 27 de setembro de 1953.

Paulo Machado de Carvalho se destacou como empresário de mídia e chegou a liderar um grupo de empresas das quais também faziam parte, além das já citadas, a Rádio São Paulo e a Rádio Excelsior, que posteriormente ele vendeu para as Organizações Globo.

Ele também se destacou na área esportiva, onde foi vice-presidente e presidente do São Paulo Futebol Clube nas décadas de 30, 40 e 50. Seu último mandato no clube terminou em 1956. Ao lado de João Havelange foi chefe das delegações de futebol campeãs mundiais de 1958 na Suécia e de 1962 no Chile, ganhando o título de “marechal da vitória”.

A maior homenagem esportiva que ele recebeu foi dar o seu nome para o Estádio do Pacaembu, em 1961, que passou a se chamar Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, e no início da década de 70 se tornou vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.

Ele e os três filhos, Paulo Machado de Carvalho Filho, Alfredo Amaral de Carvalho e Antonio Augusto Amaral de Carvalho, mais conhecido como Tuta, comandaram a TV Record e as rádios do grupo até 1989, quando venderam a TV e a Rádio Record para o empresário Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

O Marechal da Vitória faleceu na capital paulista, aos 90 anos de idade, em março de 1992, mas a família Machado continua a frente das emissoras de rádio Jovem Pan AM e FM, que são dirigidas por seu neto, Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.


Foto 1 - Paulo Machado de Carvalho se formou em Direito antes de investir no rádio

Foto 2 - Ele começou no rádio comprando a Rádio Record e depois a Panamericana

Foto 3 - Se destacou na área esportiva como dirigente do São Paulo Futebol Clube

Foto 4 - O Marechal da Vitória aqui com Pelé participou das Copas de 1958 e de 1962

Foto 5 -  A maior homenagem foi dar o seu nome ao Estádio do Pacaembu

Foto 6 -  O empresário se destacou no campo da mídia e na área esportiva

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo