Viver - Saúde

Laboratório próprio de análises clínicas do Seconci-SP realiza 1 milhão de exames por ano

21 de Maio de 2017

 

Entidade oferece serviço com certificado internacional de qualidade e tecnologia de ponta

 

Criado em 1964 com a missão de promover ações de assistência social – incluindo saúde, educação e demais atividades –, o Seconci-SP (Serviço Social da Construção) é hoje uma das principais referências para o setor da construção quando o assunto é qualidade de vida, medicina ocupacional, saúde e segurança do trabalho. Desde 1974, a entidade conta com laboratório próprio de análises clínicas que realiza de 90 a 100 mil exames por mês, chegando a cerca de 1 milhão de procedimentos analíticos anualmente.

 

“A Unidade Central, localizada na capital paulista, realiza 500 tipos de exames internos e atende em média 250 pessoas por dia. Mais 400 pessoas são atendidas diariamente nos demais postos de coleta do Seconci-SP em todo o Estado, o que totaliza de 10 a 12 mil pacientes por mês”, afirma João Felício Miziara Filho, superintendente ambulatorial da entidade. Segundo o médico, “o número de atendimentos nas unidades da rede pública aumentou ligeiramente por conta do desemprego, que levou a uma maior procura dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

 

Os principais beneficiados são os trabalhadores da construção civil e seus familiares da capital paulista e de mais 12 municípios. “Além de atender a Unidade Central, os exames coletados nas unidades do Seconci-SP do interior e litoral de São Paulo são encaminhados para a sede e o paciente pode acessar os resultados pela internet”, relata.

 

Um dos diferenciais do serviço é o reconhecimento pela prestação de qualidade. “O primeiro marco do processo da qualidade no Seconci-SP foi em 2001, com a certificação do laboratório pela ISO 9001. Desde 2012, o laboratório é acreditado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC), conferida pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica”, diz. De acordo com o dr. Miziara, os exames são realizados por especialistas de qualidade (biologistas biomédicos, farmacêuticos), com equipamentos modernos, em prazos recordes.


A entidade realiza desde os exames laboratoriais mais simples até os mais complexos, de imagem e de métodos gráficos, e todos oferecem um diagnóstico rápido e seguro. “A realização da hemoglobina glicada, por exemplo, é um marcador importante para o acompanhamento dos pacientes diabéticos. O resultado é capaz de mostrar se a pessoa tem realizado o controle da glicose constantemente ou se fez a dieta somente nos dias que antecederam a coleta de sangue”, explica o dr. Miziara.

 

O Seconci-SP também realiza exames de anatomia patológica, que estuda as lesões do estudo de material biológico obtido a partir de órgãos ou tecidos. A seguir, alguns dos exames realizados pelo laboratório de análises clínicas da entidade:

 

? Ácido hipúrico (indicador de exposição a derivados de benzeno, solventes (chumbo, alumínio)

? Colesterol

? Triglicerídeos

? Coagulograma (para avaliação de coagulação – para pacientes submetidos a cirurgia)

? DSTs – Sífilis, HIV

? Espermograma

? Exame toxicológico (drogas) – urina e cabelo

? Glicose

? Curva de Tolerância à Glicose

? Curva de Tolerância à Insulina

? Grupo Sanguíneo e Fator RH (tipagem sanguínea)

? Hemograma completo

? Hemoglobina (para diagnosticar anemia)

? Hemoglobina glicada (mede a concentração de glicose no sangue para controle de diabetes)

? Hepatite A, B e C

? Sífilis

? Toxoplasmose

? Tuberculose

? Ureia

? Creatinina

? Urina

? PSA total e Livre

 

Serviço:

Agendamento de consultas e exames, das 7h às 19h, pelo telefone (11) 3664-5700.

Horário de atendimento do laboratório – 7h às 16h30. Para exames de urgência, atende até às 22h.

Comentários
Assista ao vídeo