Viver - Saúde

Aprenda a lidar com o que te estressa em cinco passos

18 de Abril de 2017
Divulgação

O stress faz parte da vida e em doses adequadas é útil e positivo. No entanto nos últimos tempos o stress tem se elevado mundialmente. No Brasil temos convivido com níveis elevados de stress, o que se acentuou na atual fase de crise econômica e política do país.  Este é um tema que merece atenção especial, pois em níveis elevados e extremos ele pode levar até à morte.

Um estudo realizado nos EUA pela HARVARD BUSINESS SCHOOL aponta que 80 % das consultas médicas nos últimos anos têm vínculo com o stress e pesquisas revelam que ele está associado ao desenvolvimento de uma série de doenças como o câncer, depressão, diabetes, hipertensão e infartos.

As pessoas e as empresas têm sentido os impactos do stress. Cerca de 70% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem sequelas do nível de stress elevado e os prejuízos diretos e indiretos, inclusive decorrentes de adoecimento físico e emocional, são cada vez maiores.

Uma das formas de você saber se o stress está atingindo patamares elevados é por meio da identificação dos seus sintomas e sinais. Conheça alguns deles:

·       irritabilidade excessiva

·       mal estar generalizado

·       cansaço constante

·       problemas de sono

·       pensamentos em torno do mesmo assunto

·       dificuldades para ter ideias novas

·       diminuição ou perda do apetite sexual

·       perda de interesse e motivação

·       dificuldades para manter a concentração e a atenção

·       problemas de memória

·       problemas de pele e gastrointestinais

·       dores e tensão muscular

Além de ficar atento aos sinais e sintomas do stress é fundamental que você identifique o que tem gerado stress na sua vida, pois apenas tendo consciência do que nos afeta podemos fazer algo a respeito. Siga estes passos:

1. Procure identificar o que te estressa. Liste tudo que o tem preocupado, aumentado a sua ansiedade, causado tensão, nervosismo ou irritação.

2. Reflita: como você tem reagido e lidado com cada item?

3. Avalie o quanto as suas ações e reações (concretas ou subjetivas) têm contribuído ou não para resolver o problema ou diminuir o seu nível de stress.

4. Reflita e procure descobrir alternativas e possibilidades para lidar com o que está acontecendo de uma forma diferente e mais eficiente!

5. Procure identificar quem são as pessoas que podem contribuir e te ajudar a superar cada desafio. Relacionamentos e apoio fazem uma enorme diferença.

Mesmo que você descubra que não pode ter ações diretas sobre a situação, existe algo que está ao seu alcance: mudar a forma de encarar e enxergar a questão! Alguns desafios da vida podem ser difíceis, mas também são grandes oportunidades de aprendizado e crescimento. Ampliar a consciência sobre si mesmo, buscar o apoio de pessoas, rever o seu estilo de vida e se cuidar física e emocionalmente são aspectos cruciais para que você consiga enfrentar e superar os desafios da vida de uma forma mais saudável. ”

Por Rosalina Moura psicóloga e especialista em gerenciamento do stress e coach de bem estar e saúde.  

 

Comentários
Assista ao vídeo