Cultura - Cinema

2ª Mostra Cinema Português contemporâneo na Caixa Cultural São Paulo

15 de Julho de 2013

A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, de 16 a 28 de julho, a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo. Com o objetivo de difundir o cinema lusitano no Brasil, a edição 2013 do evento enfatiza ainda mais a liberdade criativa e a diversidade da atual produção feita em Portugal, que vem sendo reconhecida, nos maiores festivais do mundo, como uma das mais imaginativas e avessas às concessões comerciais do cinema atual. O evento é gratuito e tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Sob o tema “Outros caminhos do cinema português”, a 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo apresenta 12 longas e 7 curtas-metragens, além de uma homenagem especial a Fernando Lopes, um dos nomes de referência do Cinema Novo Português, falecido em maio de 2012. Serão apresentados 5 longas-metragens do cineasta, além de um documentário sobre sua vida e obra.

Entre os filmes selecionados estão primeiras obras ou longas que marcaram definitivamente a história do cinema português recente, como “Branca de Neve”, de João César Monteiro, “Filme do Desassossego”, de João Botelho, “O Fantasma”, primeiro longa-metragem de João Pedro Rodrigues, e “A Cara que Mereces”, primeiro longa de Miguel Gomes.

A Mostra também abre espaço para debate sobre cinema português, com as presenças confirmadas dos cineastas Rita Azevedo Gomes e Marcelo Felix. “O objetivo da Mostra é ser um espaço anual do cinema português no Brasil, dando a conhecer, ou a rever, uma seleção de filmes portugueses de grande qualidade, mas pouco exibidos no Brasil”, afirmam os diretores e curadores da mostra Carolina Dias e José Barahona.

A 2ª Mostra Cinema Português Contemporâneo é a continuidade do projeto realizado em 2012, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Comentários
Assista ao vídeo