Colunistas - Rodolfo Bonventti

O último encontro entre Geraldo Vietri, Jonas Mello e Márcia Maria na TV Tupi

24 de Março de 2017

O autor e diretor Geraldo Vietri sempre gostou de trabalhar com um elenco pequeno, mas que ele considerava que tinha toda a sua confiança. Entre esses atores estava a dupla Jonas Mello e Márcia Maria, que fez par romântico em três das novelas que Vietri escreveu, na década de 70, na TV Tupi.

O último encontro do trio nas telas da Tupi foi em “João Brasileiro, o Bom Baiano”, que estreou em 2 de janeiro de 1978, e foi também a última novela escrita por Vietri para a emissora paulista.

No roteiro da novela, um jornalista baiano deixa Salvador e chega a São Paulo para esquecer o passado e recomeçar sua vida. Deixa para trás um casamento desfeito e vai morar na pensão de dona Pina, uma italiana engraçada e batalhadora, onde conhece a jovem Júlia, por quem se apaixona.

Jonas Mello vivia o jornalista baiano João Brasileiro, enquanto Márcia Maria era a doce Júlia e Nair Bello a italiana Dona Pina. Como a ex-mulher na vida do jornalista estava a atriz e apresentadora Marilu Martinelli.

Com uma história simples e um elenco de 30 atores, Geraldo Vietri criou uma história que não repetiu o sucesso de “Meu Rico Portugues” e de “Os Apóstolos de Judas”, suas novelas anteriores e também estreladas por Jonas e Márcia Maria, mas que registrou ainda bons índices de audiência para a TV Tupi.

No elenco, chamaram atenção os desempenhos marcantes de Nair Bello como Dona Pina, mais uma vez perfeita fazendo uma italiana sofredora, mas divertida,  e de Marcos Plonka como o imigrante português Fark e Elizabeth Hartmann como a secretária bilíngüe Hilda, responsáveis por momentos de muito humor na novela.

Com uma trilha sonora que incluía músicas típicas da Bahia e sucessos da nossa MPB, ao som de Gal Costa, Wálter Queiroz, Emilio Santiago, Toquinho, Vinicius de Moraes, Peninha, Edson Conceição e Beth Maia, a novela também foi um sucesso na venda do LP com sua trilha sonora.

Ainda no elenco estavam Laura Cardoso, Rodolfo Mayer, Arlete Montenegro, Flamíneo Fávero, Yara Lins, Wilson Fragoso, Lucy Meirelles, Paulo Ildefonso, Nydia Lícia, Carlos Arena, Leonor Lambertini, Denis Derkian, Maria do Rocio, Marisa Sanches, Márcia Regina e João Francisco.

Coluna: "O último encontro entre Geraldo Vietri, Jonas Mello e Márcia Maria na TV Tupi" :

Foto 1 -  A abertura da novela "João Brasileiro, o Bom Baiano" exibida em 1978

Foto 2 -  A novela tem ampla divulgação por trazer de volta o autor Geraldo Vietri

Foto 3 -  Nair Bello, Márcia Maria e Jonas Mello eram os grandes destaques da trama

Foto 4 -  Jonas Mello e Marilu Martinelli formavam um casal misterioso na hstória

Foto 5 -  Foi a terceira e última vez que Jonas Mello e Márcia Maria formaram o par romantico

Foto 6 -  Marcos Plonka e Elizabeth Hartmann tiveram grandes interpretações na novela

Foto 7 - A novela não repetiu, infelizmente, o mesmo sucesso de outras de Vietri

 

 

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo