Cultura - Cinema

Filme Orgulho de ser brasileiro estreia no Japão dia 13

12 de Julho de 2013

A exibição do documentário de longa-metragem “Orgulho de ser Brasileiro”, do jornalista e cineasta paulista Adalberto Piotto, será a atração de encerramento da terceira edição anual do Seminário Focus Brasil-Japão, que acontecerá dias 12 e 13 de julho no Chiiki Joho Center, na cidade de Hamamatsu.

Filmado em 2012 e finalizado em março deste ano, o filme discute o sentimento envolto na mais emblemática frase que se ouve no país - e que dá título ao filme - a partir de depoimentos de várias personalidades expressivas nos mundos político, sócio-econômico e cultural do país.

Lista de entrevistados:

•Fernando Henrique Cardoso, sociólogo, ex-presidente da República de 1995 a 2002

•Romero Britto, artista plástico radicado em Miami.

•Carlos Alberto Parreira, técnico do Brasil campeão na Copa de 1994

•Marina Silva, ambientalista, ex-senadora, ex-ministra do Meio Ambiente

•Gerald Thomas, dramaturgo, autor e escritor radicado em Nova York

•Roberto Romano, filósofo, professor de Ética Política da UNICAMP

•Mayana Zatz, geneticista, professora do Departamento de Genética da USP, diretor do Centro de Estudos do Genoma Humano.

•Adib Jatene, médico cirurgião cardíaco, ex-ministro da Saúde (governos Collor e FHC)

•Ferréz, escritor, autor, morador e presidente de ONG no bairro do Capão Redondo, zona Sul de São Paulo

•Carlos Borges, jornalista e empresário de eventos com brasileiros em vários países do mundo. Radicado na Flórida, EUA.

•Simoninha, músico, cantor e compositor.

•Max de Castro, músico, cantor e compositor.

•Dom Angélico Sândalo Bernardino, bispo emérito de Blumenau e ativista social

•Yara Gouveia, consultora em Miami e referência em vendas de imóveis para brasileiros nos EUA. Radicada em Miami.

•Didú Russo, colunista de vinhos, palestrante, publicitário e blogueiro.

•Badi Assad, cantora, compositora e intérprete do Hino Nacional Brasileiro no filme.

Focus Brasil-Japão

Hamamatsu, cidade que é grande  polo industrial mas igualmente conhecida por ser um relevante centro de atividades artísticas, fica a cerca de 500 km a sudoeste de Tóquio e a 120 Km a Noroeste de Nagoya. É a cidade com maior população brasileira no Japão. É também o epicentro de uma região na província de Shizuoka, onde vivem mais de 50 mil brasileiros. Em 2011 e 2012, o Focus Brasil-Japão foi realizado em Tóquio.

A exibição do filme será precedida por uma apresentação da jornalista Silvia Kikuchi, âncora do telejornal JP TV, da emissora IPC World (afiliada da Rede Globo no Japão). Ao final da exibição a plateia participará de um debate sobre o filme tendo a jornalista como mediadora.

Silvia Kikuchi também preparou um  vídeo em que brasileiros, famosos ou residentes no Japão, falam sobre o tema “Orgulho de ser brasileiro” e disse que o tema do documentário de Adalberto Piotto tem gerado grande expectativa na comunidade local. O vídeo será exibido imediatamente após o longa-metragem e antecedendo o debate com a platéia.

A estréia desse projeto entre o filme de Adalberto Piotto e o evento criado pelo jornalista baiano Carlos Borges (que vive há 25 anos nos Estados Unidos) ocorreu na semana de realização do Focus-Brasil EUA, em Fort Lauderdale (Flórida), na primeira semana de maio. A repercurssão do evento inaugural excedeu as expectativas e gerou muito interesse pelas exibições nos demais eventos em Hamamatsu, Londres (19 de setembro)  e Boston (29 de novembro).

Os seminários “Focus Brasil” existem há 9 anos nos Estados Unidos e há 3 no Japão e Reino Unido. Para 2014 tem novas edições previstas para Berlim e Seul. É um fórum de plataforma aberta destinado a assuntos de interesse brasileiro no exterior.  Tem apoio do Canal Internacional da Globo, Banco do Brasil, Ministério das Relações Exteriores, embaixadas e consulados brasileiros nesses países, Canal PFC e mais de 30 instituições brasileiras internacionais, como câmaras de comércio binacionais, associações culturais, de ensino e comunitárias.

Logo após a exibição, que começa às 19h, com participação da jornalista Silvia Kikuchi, o público poderá conversar via skype com o diretor Adalberto Piotto. O documentário em longa-metragem tem duração de 88 minutos.

O projeto Orgulho de Ser Brasileiro e sua contrapartida social

O filme “Orgulho de ser Brasileiro” financiado inicialmente pela lei Rouanet, começou a ser produzido em maio de 2012 e em menos de um ano foi lançado no Brasil, no Festival de Cinema de Pernambuco, o Cine PE, em abril de 2013. Em maio fez sua estréia mundial nos Estados. A obra foi produzida e entrou em exibição em tempo recorde de 11 meses, porém, o lançamento no circuito comercial de cinemas no Brasil ainda sem previsão.

Em uma iniciativa inédita e muito além da exigida em lei, o produtor e diretor do filme, Adalberto Piotto, passa a distribuir gratuitamente três mil cópias do documentário para escolas, universidades, associações, sindicatos e institutos com o intuito de ampliar o acesso do brasileiro ao cinema e à discussão que o filme propõe sobre a sociedade brasileira e o momento único que vive o país.

“Mais que isso, este é um país, dada a sua desigualdade, que não pode abrir mão de contrapartidas efetivas. Uma vez que parte dos custos do filme foi financiada por recursos de renúncia fiscal, o cidadão tem o direito de assistir”, afirma Piotto.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo